quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Coceira dentro do ouvido


A umidade pode causar um tipo de otite que é comum em nadadores e em pessoas que transpiram muito na cabeça. Também é comum a coceira em pessoas que sofrem de rinite (problema alérgico no nariz).

Clique neste link para obter dica para tratamento caseiro.

51 comentários:

Anônimo disse...

Meu ouvido coça muito,nao consigo suportar a coçeira,sempre faço o uso do cotonete,depois ele geralmente inflama,produz um pus.O que faço,onde moro nao tem medico especialista??

Professora Sonia disse...

Não se deve fazer uso de cotonete, pois isso pode provocar infecções sucessivas. Veja orientações neste site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?313
Você diz que onde mora não há especialista, mas um clínico geral pode cuidar de você. Eu mesma já me tratei desse problema (otite externa)em pronto-socorro público no litoral, através de um clínico geral. Se o seu problema for mais grave, mais razão haverá para você procurar tratamento médico, ainda que em outra cidade.

Talita Ackles disse...

Tenho medo de colocar vinagre no ouvido, além dele ser ácido, é confiável?
Você já testou em si?

Professora Sonia disse...

Talita, dê uma olhadinha no link que indico no comentário acima. Eles também recomendam o uso do vinagre (com álcool), justamente por ser ácido e, assim, combater fungos e gérmens, no caso de otite externa.

Já usei o vinagre (branco, puro) em mim, várias vezes, e resolveu a coceira. Volta e meia tenho coceira porque sofro de rinite, e quando a alergia está muito atacada, os fungos aproveitam para fazer a festa.

Anônimo disse...

Meus ouvidos esao feridos de tanto coçar, é recomendável usar o vinagre?

Professora Sonia disse...

Não há problema no uso do vinagre se o ouvido está machucado. O que não se deve fazer é introduzir objetos ou unhas para coçar. Isso pode provocar infecção.

Fatima disse...

meu nome é Fatima, meu sobrinho de 3 anos, esta com coceira no ouvido ha algumas semanas,ele pode usar u vinagre branco?E o vinagre que muita gente fala é aquele comprado no supermercado?obrigado

Professora Sonia disse...

Fátima, no caso de crianças, é sempre recomendável passar por consulta de um médico. As crianças costumam não saber descrever o que de fato sentem. Seu sobrinho pode estar necessitando de tratamento específico que só um médico pode prescrever.

Livia Ramaldes disse...

Olá sonia sou a livia...e estou com coceira no ouvido ha mais de duas semana...usei o vinagre e não passou.o que devo fazer?

Flavio disse...

uma pergunta: Poderia ensopar um cotonete com o vinagre branco e assim indundar o ouvido?

Professora Sonia disse...

Flavio, pode usar o cotonete como conta-gotas, sim. Acho mais fácil com um chumacinho de algodão.

Professora Sonia disse...

Livia, respondendo sua pergunta, com atraso, mas já está dito no texto: se não houver melhora, procure um médico. Se você sofrer de rinite crônica, como eu, vai viver com coceira, assim como com coriza no nariz. Toda vez que dá crise de rinite esses sintomas aparecem. Nessa hora, só o uso de antialérgico para a rinite pode resolver o problema (até a próxima crise, etc.).

flavio l.ribas disse...

olha so professora ,o meu ouvido tambem coça de mais ja fui no otorrino ele fez lavagem melhorou um pouco mais ,voltou uma semana depois,posso jogar vinagre no meu ouvido por minha conta?ou vc acha melhor jogar nas alfaces,,rsrs ,brincadeira,mas sera que posso fazer isso..obrigado.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Patrícia e sofro de uma rinite muito severa, e sempre machuco o ouvido me coçando pq nao controlo,a coceira é muito forte e foge do meu domínio. Acabei de pingar o vinagre agora, esperei uns minutos com vc falou e na hora parou de coçar!!!
Vim aqui lhe agradecer, Professora Sonia.

Professora Sonia disse...

Aos que sofrem de rinite, como eu, aviso que a coceira volta constantemente, junto com as crises. É necessário tratamento da rinite.

Robenilda disse...

sofro muito com problema de rinite e nos últimos dias tive uma coçeira insuportável que ocasionou em infalmação e dores no ouvido. Estou ate´usando antibiótico. A sensação de ouvido tapado e ele todo doloroso continua porém de forma amena. Temo não fik bem, pq a coçeira persiste. é desesperador! Queria testar o vinagre, mas com o ouvido inflamado será que pode? alguém já tentou?

Professora Sonia disse...

Robenilda, como o vinagre justamente combate fungos e bactérias, pode ser usado no seu caso.

Anônimo disse...

Meu ouvido sempre coça,ja coloquei de tudo dentro dele,até vinagre,mais não para de coçar.Oque devo fazer?me ajude estou desisperadaa!Agora mesmo esta coçando muito.

Professora Sonia disse...

Você que está desesperada de coceira, deve procurar um médico. O melhor é ir a um pronto socorro, pois parece que precisa de uma lavagem.

Anônimo disse...

a 3 meses estava surdinho e fiz uma lavagem com um especialista.Disse que tambem coçava muito e ela me receitou decadrom colirio. Melhorou um pouco, mas depois a coceira aumentou e tambem apresentou secreção, sem cheiro e sem cor. Toemi 2 injeçoes de diprospan num intervalo de 15 dias. a coceira parou, mas a secreção continua, principalmente à noite qdo vou dormir. recomendaram usar alcool, mas a secreção continua. O que pode ser isso?

Professora Sonia disse...

Tanto o Decadron quanto o Diprospan são corticóides fortes, o que significa que você foi medicado para quadro de alergia grave. Esses medicamentos devem ser usados com muita cautela. O Diprospan é contraindicado para cardíacos. Os corticóides podem ter efeito secundário perigoso, necessitando de avaliação médica.

As pessoas que sofrem de algum tipo de alergia crônica, em geral, não têm cura, apenas melhora, por determinados períodos.

Não sou médica, apenas alguém que sofre de alergia, por isso não posso emitir uma opinião sobre o seu caso, apenas aconselhar. E meu conselho é que você tente com um médico de linha ortomolecular, que costumam ter uma visão mais geral do ser humano. Não raro, as pessoas alérgicas têm complicações geradas por fatores psicológicos e/ou emocionais.

Isabel Cristina disse...

Fiz hj uso do vinagre pois tenho no verão uma coceira horrivel no ouvido, espero que melhore pois eu ñ quero fazer lavagem! agradeço antecipadamente pela dica!

dausinez disse...

coça muito quando resolvo dar uma cutucada dói e inflama antes era so em um agora e nos dois estar insuportavel posso colocar alcool puro o que tenho agora no momento????????????

Professora Sonia disse...

Dausinez, de acordo com um site que conta com equipe médica, pode-se usar 50% de álcool + 50% de vinagre misturados, para prevenir a otite externa. Não sei, porém se o uso de apenas álcool resolve a coceira. Link para o site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?313

jaquebijour*renovada* disse...

Só serve vinagre branco?

Professora Sonia disse...

jaquebijour*renovada* penso que o vinagre de vinho tinto talvez faça efeito, não testei; o vinho branco é mais ácido, por isso tem efeito contra fungos.

Anônimo disse...

Meu nome é Rosiane,tenho uma coçeira no ouvido a bastante tempopareçe q sai tipo um oelo do meu ouvido enquanto nao coço e nao enxugo aquilo nao melhora,coça bastante posso colocar vinagre também Professora,obrigadaaa

Professora Sonia disse...

Rosiane, se você é criança, deve conversar com seus responsáveis para ir ao médico. Se você é adulta, pode usar o vinagre.

Anônimo disse...

Ola Fiz Uma pesguisa no Google sobre coceira no Ouvido e encontrei o Mil Cliques.
Muito bom o conteúdo, meus parabéns
Abraços
Atenciosamente
André Domingos Ferreira
Visite-nos
http://www.web10.net.br/
http://www.treslagoasms.com

Anônimo disse...

Meu nome é Gildete e tenho o mesmo problema. Tenho muita coceira no ouvido e isso aumenta quando como ou tomo alguma coisa doce. O que faço?

Anônimo disse...

professora em veis de alcool posso usar cachasa assim coloco um pouco no ouvido e tambem na garganta afinal ela tambem cossa ririri brincadeirinha

Deborah Teixeira disse...

Boa Noite Prof.


Sou Déborah, desde que engravidei de meu filho Tarcísio,( 6 anos) tenho sentido muita comichão e tipo corrimento de líquido oleoso nos meus ouvidos, geralmente ataca mais o ouvido direito, no inicio desta sensação até perdir um pouco da audiçao direita, e a médica que me acompanhava no pré- natal atribuiu meu caso a grávidez. Esta sensação desconfortável já dura 6 anos e 5 meses... Será que um simples uso de vinagre resolverá? Por estes sintomas posso pensar que seja (reniti ou otiti?).

Desde já Obrigada
P.S = Por favor envie tb a resposta para meu email
WWW.DELTHA@HOTMAIL.COM
(É mesmo email e não site).

Anônimo disse...

Estou com o ouvido coçando e com as gengivas inflamadas, teria alguma ligação os dois sintomas? Seriam característicos de alguma patologia? Grata

Ana disse...

Acabei de realizar o procedimento.

Tenho Rinite alérgica grave, e já tinha inflamado meus dois ouvidos coçando que nem louca.

Acabei de realizar o procedimento com o vinagre branco , ardeu bastante , mas ao que parece a coceira passou.


Obrigada !

lorenna goulart disse...

gente o meu ouvido coça p caramba fica irritado os dois tem mal cheiro as vzs; e sai umas coisas dele tipo preta. não é cêra é pús .. só as vzs.p passar a coceira eu ja usei água oxigenada,alcool.soro,tudo msmo.ai desisti as vzs uso contonete mais piora a coceira.ai eu apelo pra tampinha da caneta a unha e até a chave do carro acreditem!oq tiver. é desesperador depois incha é horível me ajudem desconforto p tudo tenho rinite tem haver?...um bju

lorenna goulart disse...

sou lorena tenho coceira horrivel no meu ouvido ja usei de tudo agua oxigenada alcool soro e nada ai as vzs é tanto q apelo p qualquer coisa q tenha ponta e va bem la no fundo p coçar desde atampinha da caneta a unha e até a cahave do carro contonetee tb mais irrita ele mais ainda.não sei o q fazer sai um pús cm mal cheiro e coisas estranhas dele da cor preta as vzs me ajudem tem jeito ou cura o q pode ser?

Anônimo disse...

Tenho Rinite, coça nariz, garganta, olhos e ouvidos, as vezes a irritação é tanta que chega a dar febre, a coceira no ouvido é algo que me incomoda muito, procurei um otorrino e o mesmo preescreveu oto betnovate, pingo 3 gotinhas em cada ouvido e ja sinto melhora, cada caso é um caso, e somente um médico otorrino que pode indicar algo para cada caso específico, mas no meu caso o oto betnovate ajudou e muito com a coceira nos ouvidos.

Anônimo disse...

Coceira no ouvido eu ja tive.
Otorrino receitou CIRAX que é um antibiotico e vc precisa de receita.
Resolve mas volta o problema.
Vinagre com alcool NAO RESOLVE NADA.
Estou usando VALERATO DE BETAMETASONA pomada para coceiras e ssumiu a coceira.
Estou testando nao sei se vai voltar mas funciona.

gessyk pessanha disse...

oi sempre quando acordo sinto uma coseira insuportavel,pego o cotonete e coso mas meu ouvido nao tem sera nenhuma ,as vezes quand deito chega a sair uma agua do ouvido !nao sei o que é isso!!!!!!!!

andré leonel disse...

falto é gozar ao coçar meu ouvido. é um prazer inenarrável. sou perito e sei até onde posso ir: o limite da prazer e da dor... como prolongar este prazer, como adormecer a coceira para depois coçar mais. quando ta muito boa a coceira sei que devo parar quando sai uma aguinha da pele do ouvido ( eczema)

Anônimo disse...

Olá me chamo Cristiane,sinto coceira no ouvido e a uma semana vem saindo uma secreção a qual deixa meu ouvido tapado a sensação é muito ruim, e ha uma grande presença de cera.
O que deve ser?

Rose disse...

Esse vinagre eh akele comum que vende no mercado?????
Moro no japao e nw sei c eh esse mesmo....Vou tentar procurar nas lojas de produtos brasileiros. ...

Anônimo disse...

Olá, o meu ouvido tem coçado bastante e sinto como se estivesse escorrendo um liquido. Além disso tem um caroço dentro do mesmo, sente quando ao coçar com a unha feriu. O que posso usar? Grata, Ísis.

Anônimo disse...

É normal que além da coçeira tenha feridinhas na orelha?

Anônimo disse...

Olá pessoal,adorei os comentários, alguns muito engraçados; também tenho muita coceira no ouvido, é muito bom mesmo coçar o ouvido; e não adianta ir no médico eles até fazem pouco caso e ficam com cara de que parece que estamos mentindo, já usei alguns medicamentos receitados por médicos mas nenhum funcionou; gostaria de sugerir a vocês experimentarem própolis, pinga uma ou duas gotinhas no cotonete e põe no ouvido 2xs ao dia, arde um pouco, mas em poucos dias o fungo ou o que quer que seja irá acabar, estou fazendo esse tratamento e passou a coceira. Um abraço.

Anônimo disse...

tenho um mau cheiro forte de coisa podre no ouvido esquerdo e sai de vez em quando uma coisa como pus grosso e preto e podre .. os medicos so passam amoxilina .. o devo fazer ?

Professora Sonia disse...

O ideal é você consultar um especialista em doenças do ouvido, um otorrinolaringologista, para verificar qual seu problema ao certo. Caso, não possa, peça ao médico para lhe passar um antibiótico de uso no ouvido. Se não houver melhora, procure meios de se consultar com um otorrino, pois correrá o risco de perder a audição.

Silvana Muller Barbosa Lirio disse...

Olá, Boa tarde.
Realmente é muito sério e causa tremendo desconforto esta coceira auditiva.no meu caso, ja tomei remedios fortes,fiz lavagem, usei alcool, vinagre...estou desde 2011 sofrendo...sem soluçao

Soul Japa disse...

Ola, eu gostaria de saber, meu ouvido começou a coçar somente o lado direito, ai foi pro lado esquerdo, antes saia apenas um liquido e não sentia nada alem da coceira.

Ai "passou" para o ouvido esquerdo e ambos coçam muito e sinto sair algum liquido bem de dentro, ao limpar o liquido percebi que ele era mau cheiroso, procurei um medico que disse que era apenas sera acumulada.

O que eu posso fazer? E o que eu tenho exatamente?

Professora Sonia disse...

Soul Japa, talvez você esteja com uma infecção no ouvido, caso em que precisaria fazer uso de antibiótico. Aconselho-o a procurar outro médico para se certificar, pois, que me conste, cera de ouvido não tem mau-cheiro, o que dá mau-cheiro é pus.

Anônimo disse...

Ola. meu. ouvido começou a coçar muito e sai um líquido que cheira mal. E quando limpei com o cotonete saiu uma mancha preta. tipo. sangue e minha audição fica bem baixa. as vezes .
O que devo fazer ?????