quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Coceira dentro do ouvido


A umidade pode causar um tipo de otite que é comum em nadadores e em pessoas que transpiram muito na cabeça. Também é comum a coceira em pessoas que sofrem de rinite (problema alérgico no nariz).

Clique neste link para obter dica para tratamento caseiro.

85 comentários:

Anônimo disse...

Meu ouvido coça muito,nao consigo suportar a coçeira,sempre faço o uso do cotonete,depois ele geralmente inflama,produz um pus.O que faço,onde moro nao tem medico especialista??

@PersonalEscrito disse...

Não se deve fazer uso de cotonete, pois isso pode provocar infecções sucessivas. Veja orientações neste site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?313
Você diz que onde mora não há especialista, mas um clínico geral pode cuidar de você. Eu mesma já me tratei desse problema (otite externa)em pronto-socorro público no litoral, através de um clínico geral. Se o seu problema for mais grave, mais razão haverá para você procurar tratamento médico, ainda que em outra cidade.

Unknown disse...

Tenho medo de colocar vinagre no ouvido, além dele ser ácido, é confiável?
Você já testou em si?

@PersonalEscrito disse...

Talita, dê uma olhadinha no link que indico no comentário acima. Eles também recomendam o uso do vinagre (com álcool), justamente por ser ácido e, assim, combater fungos e gérmens, no caso de otite externa.

Já usei o vinagre (branco, puro) em mim, várias vezes, e resolveu a coceira. Volta e meia tenho coceira porque sofro de rinite, e quando a alergia está muito atacada, os fungos aproveitam para fazer a festa.

Anônimo disse...

Meus ouvidos esao feridos de tanto coçar, é recomendável usar o vinagre?

@PersonalEscrito disse...

Não há problema no uso do vinagre se o ouvido está machucado. O que não se deve fazer é introduzir objetos ou unhas para coçar. Isso pode provocar infecção.

Fatima disse...

meu nome é Fatima, meu sobrinho de 3 anos, esta com coceira no ouvido ha algumas semanas,ele pode usar u vinagre branco?E o vinagre que muita gente fala é aquele comprado no supermercado?obrigado

@PersonalEscrito disse...

Fátima, no caso de crianças, é sempre recomendável passar por consulta de um médico. As crianças costumam não saber descrever o que de fato sentem. Seu sobrinho pode estar necessitando de tratamento específico que só um médico pode prescrever.

Livia Ramaldes disse...

Olá sonia sou a livia...e estou com coceira no ouvido ha mais de duas semana...usei o vinagre e não passou.o que devo fazer?

Flavio disse...

uma pergunta: Poderia ensopar um cotonete com o vinagre branco e assim indundar o ouvido?

@PersonalEscrito disse...

Flavio, pode usar o cotonete como conta-gotas, sim. Acho mais fácil com um chumacinho de algodão.

@PersonalEscrito disse...

Livia, respondendo sua pergunta, com atraso, mas já está dito no texto: se não houver melhora, procure um médico. Se você sofrer de rinite crônica, como eu, vai viver com coceira, assim como com coriza no nariz. Toda vez que dá crise de rinite esses sintomas aparecem. Nessa hora, só o uso de antialérgico para a rinite pode resolver o problema (até a próxima crise, etc.).

flavio l.ribas disse...

olha so professora ,o meu ouvido tambem coça de mais ja fui no otorrino ele fez lavagem melhorou um pouco mais ,voltou uma semana depois,posso jogar vinagre no meu ouvido por minha conta?ou vc acha melhor jogar nas alfaces,,rsrs ,brincadeira,mas sera que posso fazer isso..obrigado.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Patrícia e sofro de uma rinite muito severa, e sempre machuco o ouvido me coçando pq nao controlo,a coceira é muito forte e foge do meu domínio. Acabei de pingar o vinagre agora, esperei uns minutos com vc falou e na hora parou de coçar!!!
Vim aqui lhe agradecer, Professora Sonia.

@PersonalEscrito disse...

Aos que sofrem de rinite, como eu, aviso que a coceira volta constantemente, junto com as crises. É necessário tratamento da rinite.

Robenilda disse...

sofro muito com problema de rinite e nos últimos dias tive uma coçeira insuportável que ocasionou em infalmação e dores no ouvido. Estou ate´usando antibiótico. A sensação de ouvido tapado e ele todo doloroso continua porém de forma amena. Temo não fik bem, pq a coçeira persiste. é desesperador! Queria testar o vinagre, mas com o ouvido inflamado será que pode? alguém já tentou?

@PersonalEscrito disse...

Robenilda, como o vinagre justamente combate fungos e bactérias, pode ser usado no seu caso.

Anônimo disse...

Meu ouvido sempre coça,ja coloquei de tudo dentro dele,até vinagre,mais não para de coçar.Oque devo fazer?me ajude estou desisperadaa!Agora mesmo esta coçando muito.

@PersonalEscrito disse...

Você que está desesperada de coceira, deve procurar um médico. O melhor é ir a um pronto socorro, pois parece que precisa de uma lavagem.

Anônimo disse...

a 3 meses estava surdinho e fiz uma lavagem com um especialista.Disse que tambem coçava muito e ela me receitou decadrom colirio. Melhorou um pouco, mas depois a coceira aumentou e tambem apresentou secreção, sem cheiro e sem cor. Toemi 2 injeçoes de diprospan num intervalo de 15 dias. a coceira parou, mas a secreção continua, principalmente à noite qdo vou dormir. recomendaram usar alcool, mas a secreção continua. O que pode ser isso?

@PersonalEscrito disse...

Tanto o Decadron quanto o Diprospan são corticóides fortes, o que significa que você foi medicado para quadro de alergia grave. Esses medicamentos devem ser usados com muita cautela. O Diprospan é contraindicado para cardíacos. Os corticóides podem ter efeito secundário perigoso, necessitando de avaliação médica.

As pessoas que sofrem de algum tipo de alergia crônica, em geral, não têm cura, apenas melhora, por determinados períodos.

Não sou médica, apenas alguém que sofre de alergia, por isso não posso emitir uma opinião sobre o seu caso, apenas aconselhar. E meu conselho é que você tente com um médico de linha ortomolecular, que costumam ter uma visão mais geral do ser humano. Não raro, as pessoas alérgicas têm complicações geradas por fatores psicológicos e/ou emocionais.

Isabel Cristina disse...

Fiz hj uso do vinagre pois tenho no verão uma coceira horrivel no ouvido, espero que melhore pois eu ñ quero fazer lavagem! agradeço antecipadamente pela dica!

dausinez disse...

coça muito quando resolvo dar uma cutucada dói e inflama antes era so em um agora e nos dois estar insuportavel posso colocar alcool puro o que tenho agora no momento????????????

@PersonalEscrito disse...

Dausinez, de acordo com um site que conta com equipe médica, pode-se usar 50% de álcool + 50% de vinagre misturados, para prevenir a otite externa. Não sei, porém se o uso de apenas álcool resolve a coceira. Link para o site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?313

jaquebijour*renovada* disse...

Só serve vinagre branco?

@PersonalEscrito disse...

jaquebijour*renovada* penso que o vinagre de vinho tinto talvez faça efeito, não testei; o vinho branco é mais ácido, por isso tem efeito contra fungos.

Anônimo disse...

Meu nome é Rosiane,tenho uma coçeira no ouvido a bastante tempopareçe q sai tipo um oelo do meu ouvido enquanto nao coço e nao enxugo aquilo nao melhora,coça bastante posso colocar vinagre também Professora,obrigadaaa

@PersonalEscrito disse...

Rosiane, se você é criança, deve conversar com seus responsáveis para ir ao médico. Se você é adulta, pode usar o vinagre.

Anônimo disse...

Ola Fiz Uma pesguisa no Google sobre coceira no Ouvido e encontrei o Mil Cliques.
Muito bom o conteúdo, meus parabéns
Abraços
Atenciosamente
André Domingos Ferreira
Visite-nos
http://www.web10.net.br/
http://www.treslagoasms.com

Anônimo disse...

Meu nome é Gildete e tenho o mesmo problema. Tenho muita coceira no ouvido e isso aumenta quando como ou tomo alguma coisa doce. O que faço?

Anônimo disse...

professora em veis de alcool posso usar cachasa assim coloco um pouco no ouvido e tambem na garganta afinal ela tambem cossa ririri brincadeirinha

Deborah Teixeira disse...

Boa Noite Prof.


Sou Déborah, desde que engravidei de meu filho Tarcísio,( 6 anos) tenho sentido muita comichão e tipo corrimento de líquido oleoso nos meus ouvidos, geralmente ataca mais o ouvido direito, no inicio desta sensação até perdir um pouco da audiçao direita, e a médica que me acompanhava no pré- natal atribuiu meu caso a grávidez. Esta sensação desconfortável já dura 6 anos e 5 meses... Será que um simples uso de vinagre resolverá? Por estes sintomas posso pensar que seja (reniti ou otiti?).

Desde já Obrigada
P.S = Por favor envie tb a resposta para meu email
WWW.DELTHA@HOTMAIL.COM
(É mesmo email e não site).

Anônimo disse...

Estou com o ouvido coçando e com as gengivas inflamadas, teria alguma ligação os dois sintomas? Seriam característicos de alguma patologia? Grata

Ana disse...

Acabei de realizar o procedimento.

Tenho Rinite alérgica grave, e já tinha inflamado meus dois ouvidos coçando que nem louca.

Acabei de realizar o procedimento com o vinagre branco , ardeu bastante , mas ao que parece a coceira passou.


Obrigada !

Unknown disse...

gente o meu ouvido coça p caramba fica irritado os dois tem mal cheiro as vzs; e sai umas coisas dele tipo preta. não é cêra é pús .. só as vzs.p passar a coceira eu ja usei água oxigenada,alcool.soro,tudo msmo.ai desisti as vzs uso contonete mais piora a coceira.ai eu apelo pra tampinha da caneta a unha e até a chave do carro acreditem!oq tiver. é desesperador depois incha é horível me ajudem desconforto p tudo tenho rinite tem haver?...um bju

Unknown disse...

sou lorena tenho coceira horrivel no meu ouvido ja usei de tudo agua oxigenada alcool soro e nada ai as vzs é tanto q apelo p qualquer coisa q tenha ponta e va bem la no fundo p coçar desde atampinha da caneta a unha e até a cahave do carro contonetee tb mais irrita ele mais ainda.não sei o q fazer sai um pús cm mal cheiro e coisas estranhas dele da cor preta as vzs me ajudem tem jeito ou cura o q pode ser?

Anônimo disse...

Tenho Rinite, coça nariz, garganta, olhos e ouvidos, as vezes a irritação é tanta que chega a dar febre, a coceira no ouvido é algo que me incomoda muito, procurei um otorrino e o mesmo preescreveu oto betnovate, pingo 3 gotinhas em cada ouvido e ja sinto melhora, cada caso é um caso, e somente um médico otorrino que pode indicar algo para cada caso específico, mas no meu caso o oto betnovate ajudou e muito com a coceira nos ouvidos.

Anônimo disse...

Coceira no ouvido eu ja tive.
Otorrino receitou CIRAX que é um antibiotico e vc precisa de receita.
Resolve mas volta o problema.
Vinagre com alcool NAO RESOLVE NADA.
Estou usando VALERATO DE BETAMETASONA pomada para coceiras e ssumiu a coceira.
Estou testando nao sei se vai voltar mas funciona.

Unknown disse...

oi sempre quando acordo sinto uma coseira insuportavel,pego o cotonete e coso mas meu ouvido nao tem sera nenhuma ,as vezes quand deito chega a sair uma agua do ouvido !nao sei o que é isso!!!!!!!!

andré leonel disse...

falto é gozar ao coçar meu ouvido. é um prazer inenarrável. sou perito e sei até onde posso ir: o limite da prazer e da dor... como prolongar este prazer, como adormecer a coceira para depois coçar mais. quando ta muito boa a coceira sei que devo parar quando sai uma aguinha da pele do ouvido ( eczema)

Anônimo disse...

Olá me chamo Cristiane,sinto coceira no ouvido e a uma semana vem saindo uma secreção a qual deixa meu ouvido tapado a sensação é muito ruim, e ha uma grande presença de cera.
O que deve ser?

Rose disse...

Esse vinagre eh akele comum que vende no mercado?????
Moro no japao e nw sei c eh esse mesmo....Vou tentar procurar nas lojas de produtos brasileiros. ...

Anônimo disse...

Olá, o meu ouvido tem coçado bastante e sinto como se estivesse escorrendo um liquido. Além disso tem um caroço dentro do mesmo, sente quando ao coçar com a unha feriu. O que posso usar? Grata, Ísis.

Anônimo disse...

É normal que além da coçeira tenha feridinhas na orelha?

Anônimo disse...

Olá pessoal,adorei os comentários, alguns muito engraçados; também tenho muita coceira no ouvido, é muito bom mesmo coçar o ouvido; e não adianta ir no médico eles até fazem pouco caso e ficam com cara de que parece que estamos mentindo, já usei alguns medicamentos receitados por médicos mas nenhum funcionou; gostaria de sugerir a vocês experimentarem própolis, pinga uma ou duas gotinhas no cotonete e põe no ouvido 2xs ao dia, arde um pouco, mas em poucos dias o fungo ou o que quer que seja irá acabar, estou fazendo esse tratamento e passou a coceira. Um abraço.

Anônimo disse...

tenho um mau cheiro forte de coisa podre no ouvido esquerdo e sai de vez em quando uma coisa como pus grosso e preto e podre .. os medicos so passam amoxilina .. o devo fazer ?

@PersonalEscrito disse...

O ideal é você consultar um especialista em doenças do ouvido, um otorrinolaringologista, para verificar qual seu problema ao certo. Caso, não possa, peça ao médico para lhe passar um antibiótico de uso no ouvido. Se não houver melhora, procure meios de se consultar com um otorrino, pois correrá o risco de perder a audição.

Unknown disse...

Olá, Boa tarde.
Realmente é muito sério e causa tremendo desconforto esta coceira auditiva.no meu caso, ja tomei remedios fortes,fiz lavagem, usei alcool, vinagre...estou desde 2011 sofrendo...sem soluçao

Soul Japa disse...

Ola, eu gostaria de saber, meu ouvido começou a coçar somente o lado direito, ai foi pro lado esquerdo, antes saia apenas um liquido e não sentia nada alem da coceira.

Ai "passou" para o ouvido esquerdo e ambos coçam muito e sinto sair algum liquido bem de dentro, ao limpar o liquido percebi que ele era mau cheiroso, procurei um medico que disse que era apenas sera acumulada.

O que eu posso fazer? E o que eu tenho exatamente?

@PersonalEscrito disse...

Soul Japa, talvez você esteja com uma infecção no ouvido, caso em que precisaria fazer uso de antibiótico. Aconselho-o a procurar outro médico para se certificar, pois, que me conste, cera de ouvido não tem mau-cheiro, o que dá mau-cheiro é pus.

Anônimo disse...

Ola. meu. ouvido começou a coçar muito e sai um líquido que cheira mal. E quando limpei com o cotonete saiu uma mancha preta. tipo. sangue e minha audição fica bem baixa. as vezes .
O que devo fazer ?????

Anônimo disse...

Limpei meu ouvido direito com cotonete e acabei forçando a cera pra dentro causando entupimento,pois depois limpei com palito e saiu muita cera mesmo, mas nada de desentupir, passei pelo médico, e me indicaram o remédio cerumim e um antiflamatório,mas as vzs coça, oq
fazer,marquei uma cosulta mas só daqui a três meses...Só Deus viu....

@PersonalEscrito disse...

Vc que só tem consulta daqui 3 meses, dá uma olhada nas indicações que estão neste link: http://www.personalescritor.blogspot.com.br/2012/04/dica-para-coceira-no-ouvido.html

Natasha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi professora sonia eu estou a hum bom tempo cm uma coceira no ouvido e não sei o que fazer ja fui no medico e eles dizem qe não é nda,vc me indica algum remedio pra mim passar no ouvindo sera que eu posso usar o vinagre pq eu estou gravida e não posso ficar tomando remedios

José Roberto disse...

Não tem solução!!!
Palito de dente. Quebre a ponta para não machucar (muito), raspe na parede (parede sem massa corrida) para tirar as "lasquinhas", e segurando o palito com os dedos polegar e indicador, introduza com delicadeza (mas nem tanto) no ouvido e vá girando o mesmo. Repita a operação até sentir que está satisfeito. É muito gostoso! Depois vai "arder" um pouquinho, mas é isso que tira a sensação de coceira. Validade: Umas 03 horas sem coçar.
Se alguém tiver alguma sugestão que não seja: "procure um ornitorrinco", me avisem.

Anônimo disse...

Gostaria de ajuda, as vezes sinto uma sensação estranha no meu ouvido esquerdo, tenho a sensação que tem algo andando dentro dele, mas quando passo o cotonete não sai nada nem cera, estou grávida será que posso usar a receitinha de vinagre e álcool. Obrigada

Anônimo disse...

Oi sou Eduardo sinto meu ovido tapado e com cheiro bem forte .oq faço

@PersonalEscrito disse...

Eduardo, você está com otite (infecção no ouvido). Aconselho você ir a um pronto-socorro, para tratamento adequado (lavagem e indicação de antibiótico para pingar).
Aqui explicações sobre a otite externa: http://www.mdsaude.com/2011/11/otite-externa.html

Unknown disse...


Eu tenho essa coceira no ouvido, nos dois, me deixa quase louca , as vezes e uma delicia mas em outras nem tanto. Uso uma espatula de metal pequena que vem nesses joguinhos de cortador de unhas..ele tem a pontina curva, deixo dolado da cama, porque qndo coca ta ali.sai esse liquido tb, e tb sai uma massinha acinzentada..e no cotonete fica amarelo escuro..ja usei pomadas, e semana passada usei um remedio OTO BETENOVATE ate agora nao deu coceira, foi o unico que passou e ta mais tdmpo funcionando.

Anônimo disse...

E s melhor sensação do mundo qdo coça. Mas nao cura. Uso direto alivia mas n cura

Unknown disse...

Faz uma semana q estou usando o otobetnovate, e senti uma melhora grande, porque nao tinha mais sussego, estava comecando a ferir de tanto cocare alem disso comecou a doer muito a regiao, parecia que tinha infeccionado tdo. Comecei a usar e 3 dias melhorou.

José Roberto disse...

Gostoso demais!
Nesses dias tão difíceis, onde sóm se fala em corrupção; violência; etc coisa e tal, uma boa coceirinha ajuda muito.
Tenho uma coceira muito gostosa no ouvido, que me toma uns bons minutos diariamente. No início era apenas de um lado, depois consegui passar umas "craquinhas" infectadas para o outro, e agora os dois coçam. Delícia! Quem quiser experimentar, fique observando quando alguém está coçando muito o ouvido, e peça um pouquinho da cera. Coloque nos dois ouvidos. É tiro e queda!! Abraços e boa coceira.

Unknown disse...

Boa Noite meu namorado tem um cheiro muito forte no ouvido esquerdo um cheiro de coisa podre e sai uns pus muito escuro e isso piora com o tem de friu oq ele pode fazer .

Unknown disse...

Oi sinto algo estranho no ouvido parece que tem um bichinho andando,mas ja me falaram que não é bichinho,porque se fosse eu não aguentaria de dor, mas sinto e também ja senti ele tipo intupindo assim eu podendo ouvir bem de longe,depois volta, mas a sensação de algo andando sempre volta,sinto andando parecendo que vai sair algo para fora, passo o dedo não tem nada. Já coloquei álcool,água boricada,mas sem solução =(

Unknown disse...

Minha caceira é só no início, até onde vai o dedo e o fone de ouvido. Vou passar vinagre com algodão para ver se alivia. Acho q é fungos já q uso muito fone de ouvido.

Unknown disse...

Mas como vc passou uma pomada no ouvido?tbm sofro com isso e gostaria de saber dessapomada

Anônimo disse...

Professora meu nome é Raiane, meu ouvido coça muito, quando uso o contonete a cera sai muito escura quase negra e com um odor forte, e sai muita cera mesmo, será pq uso muito fone de ouvido?
O que devo fazer para melhorar?

Anônimo disse...

Professora meu nome é Raiane, meu ouvido coça muito, quando uso o contonete a cera sai muito escura quase negra, e com um odor forte o que será?

@PersonalEscrito disse...

Raiane, quando há mau-cheiro é sinal de que há infecção (otite). Nesse caso, vc precisará pingar um antibiótico para ouvido. Talvez seja preciso fazer uma lavagem de ouvido. É bom vc passar num médico.

Anônimo disse...

Sou silvio eu coço meu ovido com um palito de dente e sai uns pelinho oque eu faço

Anônimo disse...

Oi professora, meu ouvido coça terrivelmente, vou ao otorrino ele faz uma lavagem e a coceira volta depois de pouco tempo. Eu uso fone de ouvido durante o percurso de ida e volta do trabalho, percebo que nos dias que uso o fone de ouvido meu ouvido produz mais cera. Gostaria de saber se o fone pode causar essa irritação?

Unknown disse...

Eu nao sei mais o que fazer, por conta dess coceira as vezes gostosa mas q se torna insuportavel, fui passar com cotonete o remédio otobetenovate que e para coceira e me atrapalhei e acabei empurrando o cotonete para dentro do ouvido perfurando o timpano, agora alem da coceira tá infeccionando,fui ao medico e ele disse para nao molhar nunca mais, porque cada vez que molhar vai infeccionar. E ele disse que e eczema..o otobetenovate ele acalma a coceira, mas volta e agora nao vemdem sem receita tb. Acho que isso e uma coisa incursvel, mas podemos viver remediando..porquentodos que conheço e assim vai e volta.. Mas nunca sara.

Unknown disse...

Valeu pelas dicas

Anônimo disse...

Usar coisas como cotonete, palito, espátula ou qualquer outro item.. Eh loucura. Agora sobre o vinagre achei legal.

Luiza Baggio disse...

Eu uso água oxigenada 10 volumes. Pingo 5 gotas e espero 5 minutos..

Anônimo disse...

As vezes sinto meu ouvido coçando parecendo que tem algo andando dentro, ai meto um palito de dente com o algodão emgonado no palito .porque nao sou doida de perfura os tímpano, mas sempre quando sinto a coceira sai uma um fiasco di coisa acinzetafa meio amarelada mais muito pequeno. A imprensao que me dar. E que o ouvido me avisa quando o ouvido tem alguns coisa ai coco e coloco anauran. Remédio usado aqui em Itália. E um antibiótico. Que resolve. Fico semanas sem cocar.

Anônimo disse...

Ola!
Fui a um otorrino varias vezes, ele diagnosticou fungos no ouvido. Já usei vários remédios: fluconazol, mupirox, fungirox, vinagre (usei por conta propria).
Não sei mais o que devo fazer, parece que o problema só aumenta!
Podes me ajudar?

Anônimo disse...

Minha filha estava com algumas pintinhas escuras dentro do ouvido umas três pintinhas . Depois de um tempo percebi que uma dessad pintinhas virou um caroço pequeno e na ponta parece um machucado talvez seja por ela fica coçando. Alguém pode me ajudar, me dizendo oque é isso . Procurei no google mais nao achei nada a respeito .

Unknown disse...

ola tenho a sensação de tem algo dentro do meu ouvido caminhando o que pode ser?

Anônimo disse...

Professora, meu filho fez amidalas =, adenoide e carne esponjosa e colocou um pequeno cateter para sair a secreção restante mas em um dos ouvidos faz uns quatro dias que esta com um cheiro muito ruim. o vinagre resolve?

@PersonalEscrito disse...

Mau cheiro no ouvido é sinal de infecção. É preciso usar um bactericida. O farmacêutico poderá indicar um.

Unknown disse...

Ola..de tanto coçar meu ouvido acabei um dia empurrrando o cotonete e perfurou o timpano,agora tomo mais cuidado, sempre infecciona e alem disso a coceira ainda...estou usando otobetenovate pingo num cotonete e passo dentro do ouvido quando ta insuportavel, tem aliviado muito, mas nao cura.axho que isso nao tem cura porque estou sofrendo ja uns 5 anos, ja fui no otorrino e nada. Tenho uma pinça com a pontinha levemente virada pra dentro, ela me ajuda a coçar e aliviar, porque com dedo ou cotonete machuca e doi em torno do ouvido. Nao sei mais o que fazer...to levando assim..

Unknown disse...

Eu usei extrato de própolis verde. Tem dado certo

Unknown disse...

Olá meu ouvido esta a algum tempo ensaçao de ouvido tampado e agora cossa muito , não sei oque fazer , tenho medo de pingar remedio no ouvido , pinguei uma x , e entrei em pânico , tem algum outro método sem ter q pingar no ouvido, algo pra tomar ?? Obg se puder me responder agradeço