quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Remédio para Ferimentos de Cães e Gatos


Quem tem um cachorro deveria ter em casa esse ótimo remédio para ferimentos: a violeta genciana. Custa muito pouco, não arde, tem propriedades antibactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Serve para machucados em geral, mordidas e arranhões. Também evita bicheira e ainda cura sarna.

Mesmo para pessoas ela é recomendável, inclusive para sapinho na boca (candidíase). O único inconveniente é que tinge a pele de roxo.

Há quem aponte que a violeta genciana pode ter efeito tóxico para gatos (particularmente, já usei em vários gatos, sem problemas). Em todo o caso, é melhor unguento nos bichanos.

O unguento, de efeito positivo para cães e gatos, é uma pomada com efeito cicatrizante e que previne bicheira, pois é repelente de moscas e mata larvas.

Tratamento de bicheira:

Para tratar de bicheira, deve-se limpar a região afetada, usando soro fisiológico ou água oxigenada 10 vol. Em seguida, aplica-se a violeta genciana ou o unguento. Esse procedimento deve ser repetido no dia seguinte. Para eliminar os vermes, pode-se usar Capstar, conforme o peso do animal e o estado da bicheira. Logo após o animal tomar o comprimido, os bichos começam a sair e morrer.

154 comentários:

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Gabriel, O Cachorro do meu Tio teve uma Briga com Dois cachorros, Um Pastor alemão e um Pitbull, Ele está todo macucado, queria saber qual medicamento é Bom para cicatrizar as feridas dele.

Clelia Dantas disse...

olha quando o meu cão se machuca o melhor remedio que vc coloca sem ter dor de cabeça e o spray organnact,custa 15 reaias em media cura rapidinho cicatrizante,repelente as moscas,e larvicida evita pegar bixeira com ferimentos expostos.
cleia de sc espero ter ajudado.

Clelia Dantas disse...

compre o spray organnact que e cicatrizante rapido,repelente,e larvicida............acho que posso te ajudar......abraços..........

Luana Torres disse...

O meu gato foi agredido pelo meu vizinho, dai o olho dele ta super machucado, pois chegou a sair, mas ja esta no lugar. Gostaria muito de saber qual remedio posso da-lo, pois esta criando uma coisa branca por cima do olhinho dele :( ajuda, pf.

Professora Sonia disse...

Luana, para os olhos de gatos, cachorros e pessoas, eu uso água de rosas. Basta pingar uma gota no olho, através de um chumacinho de algodão embebido nessa água medicinal.

Você encontrará à venda em farmácias de manipulação.
Aconselho que procure, através do Google, farmácias próximas de sua casa e as consulte, pelo telefone, para saber se vendem este produto.

Anônimo disse...

café é bom para ferimento de cachorro?

Suzana Lentz disse...

Meu gato esta com um ferimento enorme e aberto,com corrimento.estou preocupada.me ajuda.

Professora Sonia disse...

Suzana, como está indicado no texto, seria bom vc limpar com um chumacinho de algodão embebido em água oxigenada de 10 volumes. Depois aplicar uma camada de unguento.

Fabiano Rocha disse...

meu cachorro machucou o olho nunca descobri como, geralmente sara mais ele fica coçando e depois volta, qual pomada seria bom para o olho dele. A maioria das pomadas precisa de bula, mais gostaria de uma pomada que fizesse também efeito dentro do olho dele como colírio. origada desde já

Professora Sonia disse...

Fabiano, vc pode pingar água de rosas. Este medicamento é encontrado em farmácias de manipulação. É de uso em humanos e animais, sem contraindicações. Dê uma olha neste post que fiz em outro blog: http://www.personalescritor.com.br/2012/07/remedio-natural-para-irritacao-ou.html

Taysa Mota disse...

Meu gatinho está com um fungo devido a brigas e arranhões que sofrerá,levei ele ao veterinário e ele está sendo medicado para cura do q levara 3 meses de tratamento,porém já tem 10 dias q ele está sendo medicado e os ferimentos ñ fecham pelo contrario parece q abrem mais à cada dia,estou muito preocupada pq as feridas estão imensas,estou usando a pomada de unguento é ñ estou vendo resultado nenhum.Por favos alguém me ajuda pois ñ aguento mais ver meu felino nessa situação,fico muito triste e com muito dó dele.

Taysa Mota disse...

Boa noite tenho um gatinho e ele está com fungos q pegou através de brigas com outros gatos na rua levei ele até um veterinário e ele está em um tratamento q durara 3 meses,porém já estou em tratamento a 10 dias com a medicação e os seus ferimento à cada dia aumenta mais.estou muito preocupada e fico com muita pena dele,estou passando a pomada mencionada acima porém ñ vejo resultado nenhum.Por favor alguém me ajuda,tenho muita pena dele ñ aguento mas vê-lo nessa situação.Me ajudem!!! :(

Anônimo disse...

Meu cachorro tem alergia de pulgas o ambiente ja esta tratato mais ele esta machucado por se coçar ccm os dentes. o q alivia a coceira?

Papo de mulher disse...

Tenho uma pit bull que a anos venho tratando ela.no veterinário e nunca tem cura. Vivo.num sofrimento só! Tem dias que está tudo bem outros não. Ela operou duas vezes em menos de um mês. Pois falaram que se castrasse iria resolver e nada... Criou um abcesso e.deu bixeira ! Mais remédios, dinheiro e uma cirurgia . Depois resolvi não levá lá mais. Alias gastei mais de 3 mil a três.anos que sofro . Quero ajuda lá de.alguma forma e ter a minha cachorra de volta :/ agoraela está com uma carne saindo ao lado da teta e não para de lamber e não resolve cone, fucinheira nada... Ela arranca tudo e acaba se.machucando mais pois é albino e sensível. Me ajudaaaaa pelo amor de Deus

Professora Sonia disse...

Papo de mulher, o que eu poderia aconselhar é vc procurar um atendimento em curso de Veterinária em universidade (de preferência, pública), se houver na região onde vc mora.

rosa disse...

meu cachorro esta com uma ferida a mais de ano nao sara e sangra começou com uma bola foicresendo hj esta do tamanho de uma tampinha de refrigerante o q fazer to preocupada

Professora Sonia disse...

Rosa, vc precisaria levar seu cachorro a um veterinário. Isso pode ser sintoma de câncer, de diabetes ou de outra doença determinada, hipóteses em que se deve fazer tratamento específico.

Anônimo disse...

Animais machucados, ou com problemas de saúde precisam passar pelo veterinário, "receitas caseiras" de remédios podem matar seu bichinho! Vamos botar a mão no bolso moçada!Ter bicho de estimação é bom, mas também tem que cuidar direito,vamos botar a mão no bolso moçada e cuidar direito dos nossos amiguinhos!

Anônimo disse...

Tenho um cachorra da raça beagle de um ano ela esta com feridas secas nas patas e no rosto ja levei no veterinario fiz diversos exames e nenhum da nada, passei varios remedios ela nao sara. O que sera que 'e?

Professora Sonia disse...

Sua cachorra pode estar com dermatite alérgica, problema comum em cachorros. A alergia cutânea, muitas vezes, é originada pelo contato com ácaros, bolores, pólen e poeira. Outras vezes é causada por pulgas, e ainda pode ser de origem alimentar. O animal deveria passar por testes para se descobrir a razão da dermatite e, fazer o tratamento adequado ao caso, além de medidas preventivas a serem tomadas.

Veja, neste link, sobre isso: http://www.anda.jor.br/31/05/2009/veterinaria-alerta-que-dermatites-alergicas-sao-comuns-em-caes

katiamell mell disse...

Oi tudo bem meu nome e Kátia a um ano apareceu uma gatinha aqui e todas as vezes que ela teve filhotes o pai deles matou bem dessa vez ela teve 5 mas um morreu e agora eles já tem um mês dai ele veio para matar mais ele não conseguir mais deixou um ferimento em um dos filhotes a patinha dela ta quebrada e a barriguinha também sangrando mais e pior porque além de eu estar desempregada eu não tenho dinheiro pra le va-la em um veterinário por isso pessoa que alguém leia isso e me procure no meu facebook e Katiall
em@gmail.com portador se alguém te ver condições melhor que a minha para poder cuidar dela e ficar com ela pois ela pode morrer e eu não posso fazer nada.

Unknown disse...

Minha cachorra machucou a pata e fez uma ferida,levei ela no outro dia na vet,ela falou q ñ precisava da ponto so se tivesse ido no msm dia,+ esta feio ,tem alguma pomada q pode cicatrizar rapido?

Professora Sonia disse...

Unknow acho estranho a veterinária não ter recomendado algo para passar no ferimento. Como está explicado no post acima, vc pode usar violeta genciana (que é líquida) ou unguento (que é pomada). Só não devem ser usados nos olhos. Ambos são cicatrizantes. O unguento evita bicheira.

Anônimo disse...

meu gato.foi pra rua brigar e ta machucado o que devo.passar.

leu disse...

Boa noite, jogaram agua quente no meu gato que a pele dele se soutou toda da barriga dele estou medicando ele ms as feridas esta cheirando mal ele ta tao fraquinho q o veterinario disse q se ele sobreviver vai ser uma bencao.as estou tratando das feridas ms ta cheirando mal o que devo fazer?

Professora Sonia disse...

Leu, deve estar cheirando mal devido ao pus (infecção). Isso precisaria ser limpo; pergunte ao veterinário como fazê-lo, de modo a evitar que o gatinho sofra mais ainda. Imagino que o veterinário tenha prescrito algum antibiótico, porque é necessário neste caso, por 7 dias.

É importante dar remédio para dor, 5 gotas de dipirona a cada 12 horas (por 3 dias).

Também importante é o anti-inflamatório, Prednisona 5 mg, 1/2 comprimido a cada 12 horas (desmanchar com gotas de água e esfarelar), por 7 dias. Dê os remédios via seringa de injeção (sem a agulha, logicamente).

Carol disse...

Meu gatinho pegou acho que sarna envolta do pescoço e ele arrancou superficialmente a pele e ta aberta o que devo passar e como limpar a area?

Dyanne Kerges disse...

Meu gato machucou o olho, agora esta bem melhor, mas ainda esta saindo agua e esta inchado. Estou lavando com soro, mas gostaria de saber se tem algum colirio para cicatrizar e tirar o inchaço ?!

Anônimo disse...

O que poço fazer para uma ferida do meu cão cicatrizar? Ela demora cicatrizar por ele não parar de lamber, já fiz curativo com gaze emas tira tudo, e não para com focinheira! Gostaria de algo que ajudasse a melhorar e parar com seu sofrimento, pois dói só de encostar!

Professora Sonia disse...

Dyanne, veja neste link um remédio natural para os olhos do gato. Vc vai encontrá-lo à venda em farmácias de manipulação: http://www.personalescritor.com.br/2012/07/remedio-natural-para-irritacao-ou.html

Andrea Marques disse...

Eu to cuidando de uma gata que estava com um ferimento no pescoço, entrou no cio e os gatos fizeram outra ferida nela, ta feio, ta em carne viva e sangra pq ela se coça e a casca sai. O que devo passar? já coloquei violeta por 4 dias, mas já ta do msm jeito de novo...

Edson Itao disse...

Moro no sítio e meu cachorro SRD enfrentou um Largasto Tiuh e a rabada do bicho atingiu a cabeça causando ferimento acima dos olhos.

Anônimo disse...

Olá alguém poderia me ajudar meu cachorro é um pastor alemão ele tem uma ferida grande no focinho sua casinha é perto de um limoeiro eu acho que ele se machucou seu focinho no limoeiro eu passei vários remédios ele sempre passava seu focinho no limoeiro e eu acho que a ferida cresci por ele está passando seu focinho lá. Qual remédio eu compro pra que a ferida saia??

Anônimo disse...

Olá alguém poderia me responder que remédio que eu passo na ferida que fica no focinho do meu cachorro ele é um pastor alemão?? Por Favor me respodam é urgente!!!

Anônimo disse...

Olá alguem poderia me responder um remédio para o focinho do meu cachorro que tem uma enorme férida ele um pastor alemão?? Mandem por e-mail o meu é ellencvaz@live.com!! Respondam rapido é urgente!!!

Anônimo disse...

Ola me chamo Tamara sou auxiliar de veterinaria tente dar banho com shampoo cetoconazol tem em farmacia isso ameniza bastante e por favor evite dar banho nele em casa leve em uma pet pois se apos o banho ele nao for secado com soprador ele tera serios problemas de pele como fungos.

Anônimo disse...

Ola aplique ivomec injetavel 0,1 uma vez por semana durante 1 mes so nao erre na dosagem se nao seu gato morre e use tbm rifocina uso topico .tamara

Anônimo disse...

Cuide do seu cachorro pastor alemao, leva ele num veterinario, ou entao de para alguem que tenha condicoes de cuidar

Doriane disse...

meus dois cachorros estão com umas feridas no focinho (nariz). O focinho da Lessie, vira-lata de 11 anos, pequeno porte parece que está soltando casquinhas como se ela tivesse foçado terra. As casquinhas são escuras e parecem úmidas. Já o Rocambole de 4 anos também vira-lata está com uma ferida em volta do nariz. A área está um pouco mais clara do que o restante. O que pode ser a causa dessas feridas? Como posso tratá-las? Obrigada.

Anônimo disse...

Ola,tenho um,labrador 1 ninho,ela esta com falha no pelo,ela nao para de coçar,o veterinario ja receitou um remedio mas nao adiantou,oque devo passar?

Gilson bauer cardoso disse...

Ola, tenho um cachorrinho de uns 5 meses, e começou a sair umas feridas em cima do pescoço, e ele as vezes da umas gemidas, o q sera q é ? e o q devo faser para curar ?obrigado

Anônimo disse...

VÁRIAS PESSOAS FALAM QUE DEVEMOS ABRIR O BOLSO E LEVAR OS BCHINHOS AO VETERINARIO. EU NÃO POSSO LEVAR AO CUIDO DE VÁRIOS CACHORROS NA RUA E ALÉM DE SER MUITO DIFICIL O TRANSPORTE O R$ TAMBÉM É MUITO. MAS FAÇO O MAXIMO PARA PELO MENOS AMENIZAR A DOR DELES, PORTANTO, AGRADEÇO MUITO TODAS AS DICAS QUE CONSIGO PEGAR EM TODOS OS SITES E BLOGS. NESTE MOMENTO TENTO CUIDAR DE UM CÃO QUE FOI ATROPELADO. ELE ESTÁ COM UM BURACO PROFUNDO NA PARTE INTERNA DA COXA E ACEITO TODAS AS DICAS QUE PUDEREM ME DAR. JANE

Anônimo disse...

Gostaria de saber como a Rosa curou o ferimento do animal dela, pois meu cão teve os mesmos sintomas, uma bola na cara que depois abriu um corte que desinchou e sai um liquido com pouco sangue, mas à meses nao cicatriza, passo povedine todos os dias e nao tenho melhora.

maria jacqueline santos silva disse...

E mas nao da pr confiar muito em veterinário não muitos deles gostam quando enfiamos a mão nos bolsos.

Jenifer Barth disse...

Minha cadela deu cria a 6 cachorrinhos, meu pai cortou os rabinhos em casa quando tinham 3 dias de vida. Agora com cerca de 15 dias um chorava muito e eu fui verificar oque era. 2 deles estão com os rabinhos infeccionados, parece que tem um buraco e hoje eu vi alguns bichinhos dentro. Estou botando anti-séptico qual seria a melhor coisa a se fazer neste caso?

Professora Sonia disse...

Jenifer, eles estão com bicheira. Não adianta ficar pondo remédio sem retirar os vermes. Veja as instruções, no final do texto deste post, de como tratar bicheira.

Marley sebastiany disse...

Meu cão teve dermatite,alergia a pulgas,coloquei meio cm de ivomec injetavel(paguei 3 reais, nao pode ser dado para caes peludos,tipo puldo ou pastor) num pedaço de carne e dei pra ele comer uma vez por semana,apenas tres doses,em tres semanas ele estava curado,nao tinha pelo e tinha feridas da cintura para baixo.agora uso um spray Ectomosol toda vez que ele começa a se coçar,meu gato tem alergia a um fungo que não tem cura,gastei horrores com medicamentos e vete,hoje só uso esse spray ,tenho 13 gatos e 3 caes,para feridas uso azulão, mata bicheiras é otimo e barato,devido ao histórico medico dos meus animais sei muitas dicas simples e baratas,mas sempre falo com vete antes de medica-los.

Anônimo disse...

Ola tenho uma pittbull de 7 meses, q foi adotada , de repente ela começou com umas feridas no meio das 4 patas... Fica mto vermelho acho q coça pq ela vive lambendo. Não se parece com bichera, está em carne viva e mto inchado. .. na ponta do rabo tbm. O ex dono dela disse que ela é albina e a pele é sensível. Não acho que seja pq ela tem o corpo todo branco mas a cara na região dos olhos eé preto ! Por favor o que será q posso passar nas patinhas dela? Por favor
Me ajudem não aguento mais vervo sofrimento dela......

Professora Sonia disse...

Dono da Pitbull, encontrei esta explicação, que pode ser o caso de sua cachorra:

Suspeite de irritação por contato ou alergias alimentares se todas as patas do cachorro estão avermelhadas por longo períodos de tempo. Patas avermelhadas podem também ser um sintoma de bolor. Seu veterinário pode receitar remédios como anti-histamínicos para deixar seu cão mais cômodo, auxiliando na criação de um plano de tratamento.

Caso perceba seu cão constantemente lambendo suas patas e seu veterinário não consegue achar nenhuma causa, considere que talvez possa ser devido à ansiedade ou depressão. Se suspeitar que esse pode ser o caso, tente passar mais tempo exercitando, brincando e treinando seu cachorro. Procure um serviço de babás caninas, e dê a seu cão algo gostoso e duradouro para mastigar e ocupar bem seu tempo quando ele for deixado sozinho.

Vc poderia tentar mudar a ração da cachorra, evitando rações coloridas. Veja também http://www.dogdogs.net/alergia-em-caes-sintomas-e-tratamento-para-cachorro-com-alergia/

Anônimo disse...

Ola,meu rotweiller de 4 anos brigou c um pitbull..ele esta c ferimentos na face,nas costas,e um bem inflamado na pata dianteira..acho q afetou o tendão..estou médicando ele c meloxivet 6 MG e cetoprofeno já faz uma semana...uso spray prata nas feridas mas NW esta resolvendo..ta vazando pus .ele e muito bravo,mesmo c focinheira ele tenta morder qdo estou passando remédio...tem algum calmante p ele dormir p poder medicar direito? O q faco p as feridas cicatrizar em? NW adianta falar p levar no veterinário,estou totalmente s grana...agradeço se puderem me aconselhar

Professora Sonia disse...

O melhor a passar seria o unguento, que é cicatrizante e evita bicheira. Vc tem que usar uma focinheira confiável, de boa qualidade, para não correr o risco de ser mordido. Não seria recomendável dopar o animal. Ele fica bravio porque sente dor. Dipirona para aliviar a dor vai ajudar a deixar o cachorro mais calmo (uma gota para cada quilo, até um máximo de 35 gotas, a cada 8 horas, por dois dias).

Anônimo disse...

Olá Professora Sonia tudo bem??
Tenho um gatinho ele está coçando muito dentro da orelha chega até sangrar, pouco mas sangra pensei que era um machucado passei remédio mas não adiantou o que devo fazer Desde já agradeço por sua Atenção Abraços Lú

Anônimo disse...

Olá Professora Sonia tudo bem??
Tenho um gatinho ele está coçando muito dentro da orelha chega até sangrar, pouco mas sangra pensei que era um machucado passei remédio mas não adiantou o que devo fazer Desde já agradeço por sua Atenção Abraços Lú

Professora Sonia disse...

Vc do gatinho com coceira na orelha, provavelmente é sarna otodécica. Veja neste link o que fazer: http://milcliques.blogspot.com.br/2010/04/coceira-na-orelha-cachorro-e-gato.html

Kuka disse...

Minha irmã tem um poodle toy que foi atacado por um cachorro de rua... No pescoço dele formou uma bola, o veterinário disse que tinha inflamado, ele tomou antibiótico por vários dias, fez compressas, e teve que ir em várias consultas pro veterinário tentar desinchar....funcionou por um tempo, depois de mais ou menos um mês começou a inchar novamente, então o veterinário.disse que precisaria operar, ele foi operado e aparentemente tinha melhorado, mas uns dois meses depois começou tudo de novo, e agora ele tá com a bola do tamanho de um limão e nenhum veterinário consegue resolver!!! O que pode ser?? Como tratar?? Aceitamos sugestões de veterinários bons que realmente possam resolver o problema dele!!!!

Cleiton rosa de faria disse...

acho q meu cachorro está com uma bicheira dentro do nariz dele já levei em um veterinario mas não adiantou, o nariz dele vivi congestionado e as vezes fica sangrando o q eu posso fazer?

Monikah disse...

Oi minha cadelinha tem tipo uma ferida no rabo que ela nao para de coça , tipo as vezes sai sangue ja passei uma pomada mais nao adianto muito , a violeta genciana e boa mesmo ?

Rafael pool disse...

Olá pessoal sou rafael, meu gato brigou e estava com uma cratera no pescoço, fiquei sem saber como tratar e por não saber ele coçava achando que tinha algo e machucava mais. descobri, criei um colar com o frasco de água sanitária, comprei fita adesiva para fixação do mesmo, comprei um antibiótico injetável, seringa 1 ml, mata bicheira água oxigenada fator 30 ou 10, para limpar inflamação,pomada de unguento e vitamina em gotas e álcool para limpar colar interno e esterilizar agulha.

rafael disse...

cleiton você tem que ter certeza de que seja bicheira , caso seja bicheira analise pois o remédio apropriado seria o spray mata bicheira, mas se tratando de aparelho respiratório caso seja dentro fica difícil. eu passaria para ivomec faria uma aplicação por semana limitando 3 doses total, injetável intra cutânea , entre a pele e o muculo, por ela ser forte aplique moderado 1 vx na semana alem de fazer a limpeza interna ela mata bixeira. A casa que vende produto de animais saberá por as doses é seringa . o produto é forte então cuide, ela é medida em ml e vc tem que informar o peso do animal pra dar a dose certa.

Rafael pool disse...

Alo Andrea Marques
veja meu comentário de como tratei este problema com meu gato. vale lembrar que o felino deve ficar contido em casa mesmo que tenha que por na coleira" tem que ter anti enforcador pro felino não se enrrolar e morrer enforcado

marcelly siqueira disse...

eu tenho um gato de 1ano qi se meteu em uma briga de gatos e acabou com um furo na narina direita.no dia eu limpei com soro e agua morna soh que agr esta com cheiro de podre! uki eu devo fazer sendo qi naum tenho condiçoes para leva lo ao veterinario!? por favor se souberem de algo envie para marceli.juliani_@hotmail.com

Professora Sonia disse...

Marcelly, deve estar com bicheira, que faz escorrer um líquido com cheiro de podre. Leia no texto deste post como fazer para tratar.

Carol disse...

Sônia, tenho um poddle muito querido de 10 anos que há mais de um ano tem uma feridinha na coxa que não sái.. E ele lambe muito, as vezes morde, o pêlo no local nem cresce... Parece um pedacinho de pele (uns 2 cm) que é de tecido diferente, não cicatriza e ele lambe sempre... Já fomos em veterinários e isso nunca foi levado em conta. Poderia passar algo para cicatrizar? O que indicaria? Muito obrigada pela atenção! :) ahh ele tb lamba e morde muito a para, mudamos ração e demos mais atenção e isso diminuiu.

Professora Sonia disse...

Carol, se a mudança da ração surtiu efeito, é muito provável que seja um problema de alergia. Você poderia tentar alimentá-lo por um tempo apenas com peito de frango picado e arroz (sem sal e sem tempero).

Como o cachorro lambe e morde, acaba retardando a cicatrização e favorecendo a reprodução excessiva de bactérias na ferida. Encontrei recomendações de uso de vinagre de maçã na ferida, para eliminar as bactérias e facilitar a cicatrização (de fato, o vinagre é um bactericida bom para casos de alergia).

Ana disse...

Olá Sonia,
Obrigada pelas dicas.
Eu só procuro veterinário depois de tentar tudo pois a gente sabe da dança dos medicamentos que eles prescrevem não só para nós humanos como para os bichos.
Estou com o meu york com Hot Spot e é impressionante como a coisa de uma hora para outra fica feia.
Começou neste mês e vai mudando de lugar.
O controle das pulgas no ambiente está sendo feito também - todos os dias - e usei o capstar nele e na fêmea.
Pensei que tinha que passar a usar alguma coisa tópica e o farmacêutico me deu a idéia de violeta genciana.
Eu passei há quinze dias um pouco na perna e vi que melhorou mas parei por que tive medo.
Entrei agora com o Baytlin pois a barriga dele está muito irritada e tem um ponto com pus.
Vim berificar mais uma vez a violeta genciana e dei de encontro com este seu post.
Agora estou mais tranquila pois achei que não era indicado.
Vamos ver.
Ele lambe o tempo todo mas quando eu vou passar a violeta ele deixa e até se vira para passar.
Fica até feliz. Engraçado isso.
Volto para dizer o que aconteceu.
Sim, alimentação é fundamental e ração eu acho um horror apesar de usar.
Mas não uso as mais caras.
Ração é feita para adoecer os bichos. Podem ter certeza.
Melhor é fazer metade ração e metade comida.
Mais uma fez obrigada

thaaymotta disse...

Boa tarde, tenho um gato que esta com um ferimento na narina direita, mas agr deu tipo uma carne que esta tampando a narina. Oque posso passar p melhorar ?

Anônimo disse...

Ola tenho uma pitbull com 3 anos e ela esta amamentando, mais os pelos do rabo começaram a cair e ela coça muito as vezes sai sangue e esta almentando alguem poderia me ajudar estou muito preocupado

Professora Sonia disse...

Sobre a pitbull, é bem possível que seja uma alergia. Pode ser até por estresse. De qualquer forma, é bom tentar mudar a alimentação, experimentando dar frango com arroz canino ou trocar a ração por uma à base de frango e cordeiro. Outra medida talvez necessária seria dar cortisona, mas como ela está amamentando, talvez não seja recomendável. Só um veterinário poderia avaliar o procedimento adequado.

juliana disse...

boa noite! resgatei uma cadelinha das ruas e a mesma estava prenha. Nasceram 6 filhotinhos e 5 foram adotados numa feirinha de adoção com 30 dias...restou apenas um com ela e a cadelinha esta com as tetas cheias de leite, inchadas, começando a empedrar e com dois abcessos...comprei o sec lac e preciso saber o que dar ou passar nessas feridas nas tetas. Sei que não foi correto tirar os filhotes antes do prazo de desmame, mas não tive outra opção. O que devo comprar..um antibiotico ou um antiinflamatorio? tópico ou oral? faço curativo ou deixo respirar..spray tb pode ser uma opção. POr favor, me ajudem a ajudar essa cadelinha....urgente! obg

Professora Sonia disse...

Juliana considero a violeta genciana o mais indicado para passar nas feridas. é secante e não arde. Você pode passar com um cotonete embebido no líquido. Outro produto seria o unguento, que eu acredito que seja mais tóxico, se o cachorro lamber, mais indicado em perfurações, para evitar bicheira. Não deve tapar, para que sequem mais rápido.

Antes de passar a violeta, você poderia ajudar a desempedrar as tetas, usando uma fonte de calor, como ir colocando paninhos quentes (embebidos em água quente e espremidos para retirar o excesso de água) e ir trocando por outros quando esfriassem. Para seres humanos se usa chuveiro quente na mama e massagem para ir desempedrando. Essa mesma lógica vale para cachorros.

Melissa Buonano disse...

Boa tarde, tenho um porquinho da india e ele esta com uma ferida entre o fucinho e a boca, já passei merthiolate, polvedine e agora estou passando hipoglos, todos indicados pela veterinária mas nada de sarar. Ele tira a casquinha e fica em carne viva, o que posso passar? Violeta geriana pode? A vet falou que é toxico para ele mas sempre passei na minha cadela qd tem ferida e nunca aconteceu nada. Obrigada

Anônimo disse...

Boa noite. A Fox Paulistinha de minha mãe sofreu um corte de uns 12cm na lateral da costela. Paguei um veterinário, e o mesmo fez a sutura e deu uns pontos internos para segurar a pele no corpo e deixou um buraco para drenar. A instrução foi de além de dar o antibiótico e anti-inflamatório, limpar e fazer o curativo 1x ao dia, usando povidine e passando o vetaglos nos pontos. Pediu tmb que até colocasse uma fralda no local pq iria soltar muita secreção. Porém no quarto dia, simplesmente a pele onde tinha o furo para a drenagem rasgou e o cão está com uma ferida enorme aberta e os pontos intactos. Como proceder nesse caso? Muito Obrigado. Anderson Thomaz

Professora Sonia disse...

Sobre a Fox, recomendo que retorne ao veterinário que a tratou. Talvez seja o caso de fazer outra sutura onde rasgou ou devam ser feitos curativos.

Professora Sonia disse...

Melissa, penso que é melhor você passar unguento, que também é cicatrizante.

Anônimo disse...

Oi meu nome é carol a uns dias a minha gata prendeu o rabo no portão automático de casa e teve um corte no rabo da pra ver a cartilagem do rabo só que to sem dinheiro para leva-lá a um veterinario, por favor indiqu algo que eu possa passar nela pra que a pele volte ao lugar e cicatrize???

Professora Sonia disse...

Carol, o melhor a fazer é colocar o unguento, que é cicatrizante e evita bicheira. Como a gata vai lamber, vc deve colocar, de novo, cerca de umas três aplicações por dia, até cicatrizar. O unguento é uma pomada branca vendida em pet shops.

Anônimo disse...

A minha cachorrinha ela tem alergia estamos tratando a alergia dela, só que como ela estava bastante machucada, aonde deu as feridas e a queda de pelo a pele dela está bem sensível e ela as vezes acaba se coçando exatamente ali onde a pele tá bem sensibilizada, então tem uma ferida que não cura, ela nem chega a cicatriza direito que ela já coça em cima. Gostaria de saber se esse remédio posso passar na minha cachorrinha, que no caso dela é alergia?

Anônimo disse...

Ola minha mae tem um border collie e a boca dele começou a sangrar,como ela mora em uma chácara ele ligou pro vet ele receitou a medicação mais nada de melhorar,e essa semana meu pai foi da remédio pra ele e notou que ele pegou bicheira na boca o que q minha mae pode fazer pq ele não consegue nem comer direito qual seria p procedimento certo,pois na boca não é todos remédio que pode ser colocado,e gastar com vet não da mais pq eles ficam a faca so no ver o animal.obrigada se alguém puder ajudar fico agradecida

Anônimo disse...

Tenho uma pit bul marron clara e começou a sair umas manchas mais escuras nas costas dela sera que pode ta trocando de pelo pq ela faz um ano agora em outubro ou oq pode ser pq ela se cosa bastante?e outra coisa ela ta com uns carosinho na coxa coisa pequena mais eu tenho medo de aperta e ela sentir dor,

Anônimo disse...

Me ajudem naõ sei mais o que fazer pra terminar com as pulga mudamos a dois mês pra essa casa e ta infestada de pulga já usei nelcid´mate pulga outro que mistura na agua e passa com a maquina de veneno,e nada e minha cachorra que nem sabia oq era pulga ta sofrendo junto me ajudem pq favor,ja gastei um monte e nada de conseguir acabar com essas pragas!!!grato desde já

Anônimo disse...

Adotei uma gatinha adulta. Uma protetora a achou na rua e lhe deu abrigo até que eu decidi dar um lar a gatinha. Inicialmente ela aplicou anticoncepcional na gatinha, eu sei que isso não faz bem à felina, mas enfim, pretendo castra-lá até o final do ano. Bem, indo direto ao ponto, sexta- feira farão 15 dias que ela está comigo, come bem, faz suas necessidades na caixinha, dorme bastante, eu não a deixo ir para rua... O que tem me deixado preocupada é o fato de ela, essa semana, começar a arrancar os próprios pêlos. Começou com uma pequena falha e hoje está um buraco bem visível. Ficou bastante vermelhinho, quase ferido, apliquei violeta genciana, estou aguardando. O que pode estar levando ela a se comportar dessa forma, arrancando os próprios pelos? Seria o fato de eu não deixá-la ir à rua? Moro em uma avenida, temo pela segurança dela. Outro fato é que percebi, desde que ela chegou, uma coceirinha insistente nas duas orelhinhas(por fora). Fica bem vermelhinha, e às vezes, criam alguns pontinhos de sangue. Já cortei as unhas dela, mas ela insiste em coçar até ferir. Será que violeta genciana tmb resolveria nesse caso? Queria tmb dicas de como lidar melhor com ela, é a primeira vez que cuido de uma gatinha, preciso de ajuda, pois já vi que é bem diferente de um cachorrinho.

Professora Sonia disse...

Quanto à gatinha arrancar o pêlo pode ser compulsão ou uma alergia a pulgas. Para gatos muito alérgicos, basta uma única pulga para desencadear a alergia. Neste caso, você poderia usar um remédio de aplicação no pescoço e cujo efeito dura uns três meses (procure numa petshop; será preciso saber mais ou menos quanto pesa a gatinha, para comprar a dosagem adequada. Seria recomendável tentar eliminar as pulgas do ambiente. Às vezes um vizinho que possua animal com pulgas pode ser o foco de transmissão, e aí poderá ser difícil eliminar o inseto parasita, dependendo da boa vontade desse vizinho. Tive um gato persa com esse problema e usei pomada de Omcilon AM, com bom resultado (foi indicada por um veterinário). Deve-se usar uma camada fininha, espalhando pela área da dermatite. Mais informações neste link: http://www.chv.pt/pt/unidades/dermatologia/dapp/detalhe.html

Outro fator que pode levar um gato a se arrancar os próprios pêlos é a compulsão, que pode ter diversas causas, inclusive, uma questão de se adaptar à sua casa (que é um novo lar). Veja neste link algumas dicas sobre a compulsão em gatos: http://www.caocidadao.com.br/artigo/gatos-compulsivos/

Sobre deixar o gato ir pra rua é contraindicado: podem ser vítimas de cães, atropelamentos, envenenamento (ingerir veneno de ratos ou rato que acamou de ingerir veneno), além de poderem serem vítimas de pessoas sádicas. O certo é criar preso, inclusive, há Ongs que só doam gatos se o animal ficar em local com tela para evitar fuga.

Renan Sousa disse...

Olá Prof.
minha cachorrinha foi atacada por uma Rottweiler e isso causou uma lesão grave no pescoço, houve descolamento subcutâneo. Levamos em uma veterinária na emergência e achamos que o trabalho foi mal feito, já que nenhum ponto interno foi dado, apenas alguns pontos externos e espaçados. A lesão foi há uma semana e o corte já abriu todo.
levamos em outra vet que nos passou dois antibióticos, uma anti inflamatório , Dakin para limpeza e uma pomada mas não está adiantando.
Gostaria de uma dica para poder acelerar a cicatrização.
Agradeço a ajuda.

Anônimo disse...

olá minha cadela está com a perna toda inchada, estourou um furo hoje esta saindo pus o que posso dar\passar nela?

Anônimo disse...

olá minha cadela esta com a perna toda inchada hoje estourou um furo e esta saindo pus o que posso passar\dar p ela? por favor me ajudem

Anônimo disse...

Profa. O olho da minha cachorrinha remelou muito durante a noite e endureceu na pele. Consegui limpar com soro fisiológico, mas na noite seguinte endureceu de novo e ela arrancou os pelos, deixando a pele em carne viva. O unguento resolve? O que faço?

Professora Sonia disse...

Você tem que usar água de rosas no olho da cachorrinha, para tratar da conjuntivite. A água de rosas é vendida apenas em algumas farmácias de manipulação. Pingue gotas dentro dos olhos, com um algodão embebido na água de rosas três vezes ao dia (a cada 8 horas, mais ou menos)

Mara Jacobo disse...

Olá Prof.Sônia! Tenho uma gata que fez cirurgia para a retirada de nódulos nas mamas.Foram feitos pontos de cima a baixo nos dois lados das mamas.Ela tinha muitos nódulos. Ocorre que os pontos de abriram, levei em uma veterinária(outra) que refez todos os pontos. Mas eles estão inflamandos, corre um líquido.Um ponto se abriu novamente.Estou colocando açúcar, pois dizem que é cicratizante.Tenho que colocar faixa, pois ela lambe, e com isso os ferimentos ficam úmidos. Estou preocupada, pois ela está sem apetite, não quer comer,e só quer dormir.Será que nesse caso a violeta genciana funcionaria? Me ajude.Ela está fraquinha!

Professora Sonia disse...

Vc da gatinha precisa levá-la num veterinário para que ela fique no soro, gatos não podem ficar sem comer por mais de 48 horas. Leia estas indicações sobre lipidose hepática http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=537
Sobre o local ferido, é melhor usar unguento, que também é cicatrizante.

Anônimo disse...

Olá, tenho um boxer branco e ele está com uma dermatite nos testículos. Levei ao veterinário e ele disse q a dermatite dele é donpróprio organismo e passou uns shampoos e cefalexina por 20 dias. Meu bixinho ficou muito amuado com o remédio mas o medico disse PR só parar se ele comutasse mas eu não vi melhora alguma em 10 dias de medicção. O testículo dele continuo descamando q na hora do banho ele grita qnd lavo. Não sei mais o q fazer. Será q tem alguma pomada PR passar? O médico disse q era PR continuar a cefalexina, mas não aguento, as fezes dele estavam até moles.

Professora Sonia disse...

Dono do boxer, aconselho você procurar outro veterinário, para confirmar o diagnóstico. Talvez seja necessário dar um antibiótico injetável, que não afete o intestino do cachorro). A pomada "Omcilon-a m" (vendida em farmácias) poderia ajudar, se for mesmo caso de dermatite. Leia este texto de um veterinário:

"Quando um animal lambe os testículos até abrir uma ferida, ele provavelmente apresenta um quadro de prurido (coceira) ou dor. A lambedura pode ser um ato reflexo de defesa. A princípio, o que parece é que seu animal deve ter tido contato com algum produto irritante como produtos para limpezas da casa ou canil, dentre outros, causando o que nós chamamos de dermatite de contato alérgica e irritativa.

Essa doença, na sua fase aguda, é caracterizada por eritema, edema, vesículas, levando a erosão ou ulceração. Esta característica clínica parece ser compatível com o que foi relatado no quadro acima.

Acho que o animal descrito no e-mail tenha idade acima de dois anos, porque as dermatites escrotais geralmente aparecem em cães com idade acima desta. Por isso, é bom lembrar que tumores testiculares fazem com que o animal apresente dor e comece a lamber os testículos, causando quadro similar a dermatite alérgica e irritativa. Existem possibilidade de outras patologias como as dermatites atópicas, reação adversa alimentar, sarna sarcóptica, demodicose ou demodiciose, dermatite por Malassezia, verminose, hiperandrogenia e adenite sebácea."
Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet/geral/dr-vet-cao-com-ferida-nos-testitulos/

4NDR3 U.K disse...

meu gato ta com uma verruga preta na pata traseira,ele feriu essa verruga e agora esta sangrando,tem algum remedio pra isso?

Anônimo disse...

oi prfa,minha gata de 1 ano estava c uma bola do tamanho de uma bola d pingpong no lado direito,abaixo das costas perto da barriga,hoje a bola estourou e apareceram 2 furos,do tamanho d semente de laranja,da pra ver até as tripas de dentro dela,é horrível,sai um liquido trnasparente c sangue,tinha uma coisa q parecia uma lombriga branca la dentro,tentei puxar c uma pinça mas rompeu e sumiu la dentro,nao sei se era uma tripa ou um bicho,não sei q fazer,pois não tenho condiçao de levá-la ao veterinario...por favor me de uma luz,o q eu faço pra ajudá-la,estou apavorada...obrigada...

Professora Sonia disse...

Anônimo, se o líquido que sai do furo na sua gata estiver com mau cheiro, é sinal de que ela está com bicheira. Neste caso, você deve seguir as indicações dadas na postagem para tratar bicheira. Pela descrição que você deu parece ser o caso.

jullia disse...

Oi professora meu cachorro teve um avc e só fica deitado.
Esta aparecendo varias feridas nos locais de apoio e dentro da boca também onde ele se apoia, poderia me ondicar algo pra passar na ferida dentro da boca?

Professora Sonia disse...

Julia, recomendo usar própolis (em solução sem álcool ou pomada). Procure em drogarias que vendem produtos naturais. Ou você pode usar violeta genciana, que também é indicada para aftas em humanos. Lembro-me que, há décadas, uma tia usava para tratar de aftas nas bocas de meus primos.

Anônimo disse...

Meu cachorro apareceu com um buraco no peito parece uma mordida de cachorro estou cuidando a dois dias e só tem piorado esta enchado com mau cheiro e saindo secreção o que devo fazer para que ele melhorem mim ajudem obg.

Professora Sonia disse...

Você do cachorro com mordida no peito. Pelo jeito, ele está com bicheira. Tem que dar um comprimido para verme, esperar fazer efeito e limpar o ferimento com água e sabão. E, então, aplicar o unguento (pomada que é vendida em pet shops).
O unguento deve ser reaplicado a cada 8 horas, até o ferimento fechar.
Se vc puder uma consulta de veterinário seria melhor, pois talvez o cachorro precise tomar um antibiótico.

Adagoberto Flores Consultoria Imobiliária disse...

Temos um gato castrado aqui, que frequentemente é atacado pelo gato do vizinho. Apareceu com um machucado nas costas, na linha da coluna e bem próximo da cauda. Um ferimento pequeno, a princípio, mas com o lamber do animal, o pelo saiu de uma área maior no entorno.
Usei larvicida e fungicida spray prata, e depois descobri algumas opiniões contrárias ao uso do spray. Pergunta: que mal o produto poderá ocasionar ao gato?

Camilaah disse...

Olá, preciso de ajuda. Meu cãozinho tem uma ferida na orelha, mas não sei como ele machucou. Acontece que ela nunca sara, e ja tem mais de 6 meses... Esses dias sangrou muito! Ja passei rifocina nele, ela cria a casquinha mas o irmão dele vai la e lambe a ferida. Como devo proceder? To com medo de que seja uma doença grave e ele venha a falecer. Por favor, me ajudem..

Marilia Beraldi disse...

GENTE POR FAVOR, minha cachorra de 11 anos teve uma bicheira intensa na pata (pegando a parte de baixo e lado na patinha dela), e ocasionou uma ferida bem profunda por causa das larvas, já está livre da bicheira, o problema agora é a cicatrização que será bem demorada. Estou dando antibiótico, passando um spray e unguento na patinha dela, um veterinário disse para eu fazer esse processo e deixar a pata exposta, só com os produtos aplicados, ele não viu o tamanho da ferida, que pra mim é mt grande ainda pra ficar tão exposta e em um lugar bem dificol de cicatrizar, estou aplicando tudo e deixando um paninho bem frouxinho, sem apertar nem nada, está correto o procedimento? ME AJUDEM A SALVAR A VIDA DA MINHA CACHORRINHA POR FAVOR!!!!!!

Anônimo disse...

Qual o valor desse unguento?
Meu gato está com a cara rasgada sem a pele nao sei se foi cao ou agua quente me ajudem nao sei oq fazer a dor dele está dw de mais

Professora Sonia disse...

Você do gato. A primeira coisa que se faz com um gato machucado é aliviar a dor. Tem que dar 5 gotinhas (se o gato for grande, se for pequeno, 3 gotas) de dipirona a cada 8 horas, para aliviar a dor. Misture as gotinhas com gotas de água e dê na boca, com uma seringa de injeção, sem agulha.
Pode ser necessário dar antibiótico. Tem que levar num veterinário. Se na sua cidade existir algum curso de Veterinária, você poderá conseguir consulta grátis.

Samuel disse...

Boa noite!
Hoje resgatei uma cachorrinha na beira de uma rodovia, mas ela esta muito debilitada com varrios caroços pelo corpo uns 20, e quase todos com tamanho de uma bolinha de gude, sendo que 2 caroços estão com uma ferida exposta. Observei tb que eata com um ferimento nos olhos e esta mancando muito magraBoa noite!
Hoje resgatei uma cachorrinha na beira de uma rodovia, mas ela esta muito debilitada com varrios caroços pelo corpo uns 20, e quase todos com tamanho de uma bolinha de gude, sendo que 2 caroços estão com uma ferida exposta. Observei tb que eata com um ferimento nos olhos e esta mancando muito magraBoa noite!
Hoje resgatei uma cachorrinha na beira de uma rodovia, mas ela esta muito debilitada com varrios caroços pelo corpo uns 20, e quase todos com tamanho de uma bolinha de gude, sendo que 2 caroços estão com uma ferida exposta. Observei tb que eata com um ferimento nos olhos e esta mancando muito magra

Samuel disse...

Dei um banho nela linpei bem os ferimentos, e passei aquele remédio roxo. Mas mesmo assim ela coça muito o corpo. E agora eu fiz certo será que ela tem cancer. Estou com muito do dela. Aguém me ajude!

Professora Sonia disse...

Samuel, talvez sua cachorra esteja com piolho. Cachorro com piolho se coça muito. Leia aqui como é e o que fazer http://milcliques.blogspot.com.br/2010/01/como-acabar-com-piolho-em-cachorro.html

debora costa disse...

Boa noite minha gata amputou a calda pois ficou imprensada na porta por descuido meu. Levei ao veterinario foi feito a amputação, e ele passou varios remedios incluindo este unguento comprei o da ibasa que diz na embalagem que nao pode ser usado em gatos.
Liguei para o veterinario passei pra ele a informacao disse que nao havia problemas desde que ela nao lambesse aconselhou compra um cola, comprei mas ela nao fica com ele de jeito nenhum.
Esta violeta tem o mesmo efeito do unguento poderia substituir o unguento pela violeta e a violeta tem algum risco cado ela lamba.
Obrigada

Professora Sonia disse...

Debora, minha tia passava violeta na boca de meus primos, para aftas e rachaduras... Usei a violeta genciana em diversos gatos, sem qualquer problema. Por outro lado, há quem afirme que a violeta genciana pode ser tóxica para gatos.

debora costa disse...

Obrigada pela resposta, ela esta com os pontos e o veterinario marcou para tirá-los dia 28, devido ao estresse da consulta e ela ja estava sob efeito de sedativo fez xixi e cocô e se sujou um pouco, o veterinario disse que poderia dar banho nela mas li em outro blog que o banho só poderia ser dado depois de tirar os pontos. O que a sra me diz?

Professora Sonia disse...

Debora gatos são muito sensíveis e eu penso que temos que evitar ao máximo estressá-los quando estão doentes ou feridos. Eles são muito vaidosos e detestam ficar sujos. Aconselharia você limpá-la usando chumacinhos de algodão umedecido só com água.

debora costa disse...

Obrigada

debora costa disse...

Professora Sonia no lugar dos pontos esta sangrando nao sei se ela lambeu e rompeu algum ponto, liguei para a clinica mas era outro vet de plantåo que disse que eu teria que pagar outra consulta mas gastei um valor consideravel que nem podia( e nao me arrependo) isto est certo? E agora a calda dela em volta dos pontos e no comprimento esta preto, me ajude estou preocupada e nao tenho condiçoes de paga outra consulta e a revisao é sò dia 28

Professora Sonia disse...

Débora quando se usa a violeta genciana, a pele do animal escurece no local onde é aplicada. Com o tempo, sai. Se não for isso, é resultado da amputação e só o veterinário poderá tratar do problema.

Patrícia Dolabella disse...

Boa noite, professora Sonia! Há mais ou menos 3 dias meu cachorro apareceu com uma ferida no focinho, formando um pequeno buraco. Eu tentei passar nebacetin pomada, com um pedaço de gaze e vi que saiu um pouco de sangue na gaze. Gostaria de saber se posso passar a violeta genciana, mesmo sendo em uma área que o cachorro pode ingerir de alguma forma, já que ele lambe toda hora o focinho. Meu cachorro fica no quintal, não sei se algum bicho mordeu ele. Poderia me ajudar, por favor? Desde já agradeço pela atenção.




Professora Sonia disse...

Patrícia, não há problema algum se o cachorro lamber. Leia, nesta bula, que a violeta genciana é usada para tratar aftas na boca de crianças http://www.tuasaude.com/violeta-de-genciana/
Recomendo que você cheire o sangue que sai do buraco. Se tiver mau cheiro, é sinal de bicheira. Neste caso, tem que tratar conforme está indicado na postagem acima.

Patrícia Dolabella disse...

Obrigada, Professora Sonia! Hoje o buraco da ferida está maior e ele não me deixa passar o remédio. Tentei passar a pasta de unguento mas como é muito pastosa, não consegui passar. Ele está muito arredio, teria alguma recomendação de calmante para eu dar a ele e poder fazer o tratamento? Estou preocupada pois tenho um filho pequeno, fico com medo de isso ser contagioso. Obrigada pela ajuda.

Anônimo disse...

meu gato apareceu um furinho no braço to dissipe rada já aconteceu com alguns dos seu bichinho me ajudem por favor

Claudia Cristina disse...

Vou lhe dizer que minha cachorra ficou um ano assim. Troquei de veterinário 4 vezes. Comprei ração de 100 reais. Fiz exames. Raspagem etc. Foi só eu levar a um pet shop que não estava imundo e contaminado que após 3 banhos sumiu tudo. Vai por mim. Essas porcarias são de pets sem higiene.

Claudia Cristina disse...

Se seu pai for denunciado. .. É proibido cortar o rabinho.

Professora Sonia disse...

Patrícia, o que você deve fazer para tratar do cachorro arredio é colocar uma focinheira, no momento em que vai manusear o ferimento. Não se esqueça de verificar se tem mau cheiro. Quando um animal está com bicheira, o buraco vai ficando cada vez maior. Então, tem que dar o vermífugo e limpar o ferimento, antes de passar o unguento ou a violeta genciana.

Vradimir Maximo disse...

Professora, Sônia, preciso de sua ajuda, eu já não sei mais o que faço, depois de certo dia que meu cachorro sofreu uma lesão em uma de sua narinas, ela sempre sangra, exatamente neste lado da narina. A lesão foi uma separação de uma briga que outro pessoa deu para separar, e depois deste dia, nunca mais parou. É assim, até mesmo um pequeno esbarrão em seu nariz, foi caso de sangramento. Tem algum remédio para ele neste caso, sem passar por uma cirurgia? Há um tempo atrás, ficou 30 dias sem sangrar, mas reparei que ele começou a ter coriza. Me ajude!!! Meu e-mail Vradimir@gmail.com Que Deus continue nos ajudando...

Professora Sonia disse...

Vradimir, vc tem que levar o cachorro a um veterinário para descobrir a causa do sangramento. Se ele ficar sangrando sempre pode ficar com anemia, pode ser o caso de um tumor que tenha que ser tratado, pode ser até algum corpo que ficou na narina desde o dia da briga e tenha que ser retirado. Leve o cachorro a um veterinário o quanto antes.
Aqui um link sobre causas de sangramento de nariz de cachorro e o tratamento requerido: http://www.agendapet.com.br/2013/12/sangramento-nasal-em-caes-nao-e-normal-conheca-as-possiveis-causas.html

Vradimir Maximo disse...

Professora Sônia, nem sempre nós os donos confiamos nos veterinãrios, desculpe a franqueza. Eu como muitos já estamos cansados em levar à veterinária e eles vem com a resposta deles, mesmo sabendo da vivência que o dono tem com seus estimado cãozinho. No meu caso, o nariz dele começou a sangrar extamente em uma só de suas narinas, mas pesquisando ali e aqui, descobrir remédio genérico que tem todas as possobilidades de sarar a infecção nesta narina que só de esbarrar as vezes sangra depois de alguns minutos. Tem tudo haver com a lesão que ele sofreu. O remedio que eu pesquisei é em gotas é cicatrizante e antibiótico, chama: da substância bemetasona gotas corticóide betnesol gotas.

Anônimo disse...

oii meu cachorro esta com os testiculos descamando .. dae com descama fika no vivo.. o que pode ser ??? obrigada

Jessica Barbosa disse...

Ola minhas cachorras brigaram e uma delas ficou sem um pedacinho da orelha esta sangrando muito oq faço? to sem dinheiro p levar ao vet.

Sueli disse...

Oi bom dia, meu cachorro esta com uma coisa branca em seu olho parece uma catarata e seus olhos ficam com secreção e vermelhos o que faço. Me ajudem já levei ao veterinário ja gastei um monte e nada resolveu .

Professora Sonia disse...

Sueli, recomendo que você pingue gotas de "água de rosas" nos olhos do seu cachorro, a cada 6 horas, por até 3 dias. Se não houver melhora, recomendo procurar outro veterinário. Se houver melhora, continue a pingar até a cura.

A água de rosas é um produto natural, preparado em farmácias de manipulação. NÃO CONFUNDIR COM LEITE DE ROSAS (que contém álcool e NÃO pode ser usado nos olhos).

Se o seu animal estiver com conjuntivite, alergia ou outra doença curável no olhos, certamente haverá cura. Se for outro problema, não há contraindicação.

Obs.: A água de rosas é excelente para seres humanos. Também já usei em gatos com olhos feridos em lutas.

Anônimo disse...

Minha gata se machuco e eu tava passando esse unguento e nada de sarar e hj levei e ele receito RIFAMICINA e na primeira vez q o veterinário boto esse médio ja ta se fechando o machucado fiquei ate surpresa...o veterinário disse q tenho q por 3 a 4 vezes por dia e uma vez ao dia limpar o machucado com agua oxigenada e não tampe a ferida pois pode piorar e deixe seu gato preso ate curar....foi oq ele disse espero ter ajudado bjiinhos

Anônimo disse...

Bom dia

Tenho uma beagle de 12 anos, ela esta com muita coceira que ja fez feridas pelo corpo . Suas patas tbm estão vermelhas de tanto lamer.
ja levei no vet. Tomou 02 injeções, depois tomou antibiótico, shampoo, spray. Nada melhora.
Por favor me ajude, ja gastei o que tinha e q nao tinha. Agora tenho q tentar algo caseiro.
obrigada.

Professora Sonia disse...

Vc do beagle, uma hipótese é que ele tenha alergia, principalmente alimentar. Vc poderia testar dar peito de frango cozido, pedaços, com arroz integral (cozido sem tempero, sem sal e sem óleo). Depois de uns três dias observe se há alguma melhora da coceira.

Existem tratamentos com homeopatia para animais - seria outra coisa a tentar (uma boa farmácia de manipulação poderia indicar um homeopata veterinário).

Outro caminho seria levar a um veterinário que mandasse fazer exames de sangue para alergias. Dê uma lida nestas indicações: http://www.petcamp.com.br/site/alergia-em-caes-sintomas-e-tratamento-para-cachorro-com-alergia/
Boa sorte pro seu cachorro.

Ana Almeida disse...

Boa tarde, acho que meu cachorro pisou em algum prego, encontrei um buraco na pata, abaixo do dedão, ele esta mancando. Passei pomada de cetoconazol, posso passar violeta genciana? Não tem sinal de pus, ainda bem, só quero que cicatrize logo, ele é um boxer de 6 meses. Agradeço desde já.

Professora Sonia disse...

Dono do boxer, pode passar a violeta genciana, sim.

Tatiana Silva Machado disse...

Hoje quando cheguei do trabalho notei Q meu cachorro estava lambendo demais a bunda fui vete estava com uma bolinha inchada e vermelha e está sangrando o Q poço fazer?

BrunaCastro disse...

Professora! Preciso de sua ajuda,de uns meses pra ca percebi uma manchas claras no focinho de minha cachorra,e hoje mesmo ela esfregou tanto o focinho no sofazinho que dorme,que chegou quase em carne viva.... passei bepantol mas ela lambe e tira a pomada! As manchas estao se espalhando pelo focinho. O que posso fazer?

Raquel Marques disse...

Boa noite Profa Sonia!
Resgatei um poodle da rua, levei-o ao veterinário e foi constatado que ele está com doença do carrapato, e tem dois buracos no palato da bicheira que deu na boca. Entre outros medicamentos a medica receitou uma pomada CMR, mas é muito cara. Haveria alguma outra pomada cicatrizante para usar na boca do cão?
Desde já muito obrigada!

Professora Sonia disse...

Raquel, recomendo pincelar com violeta genciana (use cotonete). Apenas tome cuidado para não manchar suas roupas. Na pele também demora pra sair.

Josi Silva disse...

Por favor, preciso de ajuda.. Castrei meu cão, pastor alemão de 2 anos, mas na recuperação os testículos dele ficaram muito inchados e o veterinário detectou miíase.. Ele foi medicado com capstar e antibióticos e antiinflamatórios.. Porém nesse inchado os pontos da cirurgia abriram e ficou um ferida exposta muito grande. O medico disse que a ferida vai se fechar sozinha. Mas não sei mais o que fazer. .. Estou usando spray prata.. Mas estou achando a ferida muito grande. E como ele senta em cima, acredito que não vai fechar assim tao fácil. O que devo fazer??

Professora Sonia disse...

Josi, o capstar seria para matar os vermes da bicheira. Você deveria limpar a ferida, retirando os vermes mortos e os vivos que começam a sair após tomar o capstar.

Recomendo que você passe um cotonete na ferida para verificar se está com mau-cheiro. Em caso positivo, é sinal de que ainda ficou com vermes. Então, deveria repetir o capstar, fazendo a limpeza necessária.

Se não estiver com mau-cheiro, recomendo, usar unguento, que é um ótimo cicatrizante (além de evitar bicheira).

Anônimo disse...

Bom dia meu nome e Hugo , Professora Sonia , será que pode me ajuda meu Gato so de toca no rabo dele , ele quer ataca não vejo nada no rabo dela , so que não sobe fica so para baixo oque pode ter acontecido tem algum remedio ?

Vradimir Maximo disse...

Depois de ler alguns comentários, penso que posso ajudar alguns de vocês, aqui como passei por algumas experiências idênticas como meu querido amigo e fiel cachorro, parece que algumas doeças estão relacionadas. Como li um comentário do anônimo caso do cachorro dele escamar os testículos e com muita conceira, o meu cachorro no ínicio que ele foi adotado por mim, depois de tirá-lo da rua, ele veio com esse problema de coçar sem parar os testículos, isso era um sofrimento para mim e para ele. Não sei como sarou essa primeira estapa, mas foi com pomadas de dipropionato de tabemetasona. Mas isso é só início das dores que ainda estão para vim. Depois de curar a coceira dos testículos, ele foi apresentando outras doenças, mas pesquisando aqui e acolá, tudo parece que estar normalizando. No começo foi feito exames, mas saliento não confie no exame de leishmaniose, pois ela cruza com o exame da doença do carrapato, e aqui é a chave dos princípios dos simtomas de onde tudo começou. Veterinários sempre vou acusar seu cão como um hospedeiro da leishmaniose, mas não confie, pois eu sou prova disso. Trate primeiro seu cão com remédios indicados pelo veterinário primeiramente sobre tratamento da doença do carrapato, pois aqui é o ínicio dos sintomas em cadeia generalizada. Então ele mais tarde começou a sangrar seu nariz, e de novo acusam como um cão com leishmaniose, mas não desanimei, e fui pesquisando, entao nada disso, o problema que traz junto com a doença do carrapato, e em cadeia generalizada, e ele além da doença do carrapato trouxe junto a dirofilariose, uma doença dos vermes co coração, que é tratado com a ivermectina. Então senhores e senhoras aqui é a reta final da cura, onde muitos cãos além de ter a doneça do carrapato, ele também trazem juntos os vermes como Tênia e os vermes redondos, muito das vezes alocados no estômago, e nas vias aéres do pulmão onde eles ficam com sercreçao no nariz e ronquidão nas cordas pulmonares. Com isso, eles tem: anemia, perda de peso, queda de pelo,perda dos blocos vermelhos do sangue, carrapatos em excesso, pulgas e piolhos pela casa toda. Outro sintoma importante nestas doeças como vermes redondos e tênia, e constantemente arrastam a bunda no chão. E ficam inquietos andando de lado por outro. Solução tratamento da doença do carrapato e dos vermes com injeção da ivermectina. Então não sou veterinário, mas o meu amigo estar bem melhor agora que antes. Abraço

Anônimo disse...

Meu cachorro ele é de uma raça misturada com charpei sumiu por uma semana quando encontrei ele, ele estava super debilitado e com uma ferida exposta no pescoço super aberta.Levei ele na Veterinária ela fez uns exames, causou lavas, febre e infecção.Passou vários medicamentos, comprei todos e estou cuidando. De uns dias para cá a ferida estava até seca só que novamente começou a sair líquido quero saber se ela estar bem ou estar piorando essa feriada dele??? Estou preocupada e preciso de uma resposta. Obrigada Professora Sonia.

Professora Sonia disse...

Penso que seu gato está com o rabo machucado, pode ter sido alguma pancada. Seria bom levar num veterinário para verificar qual é o problema. O rabo é muito importante para o equilíbrio do gato.

Professora Sonia disse...

É possível que o cachorro ainda esteja com vermes (bicheira). Se a ferida tiver mau-cheiro é sinal de que há vermes. Neste caso, é preciso dar o vermífugo (capstar) e limpar a ferida, retirando os vermes.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Brenda Paula meu cachorro foi pra rua, teve uma briga feia não estava em casa, ele simplismente não saia da casinha , quando fui vê o pescoço dele tava em carne viva.. ta cicatrizando ainda, mas eu não aguento mas vê ele com esse pescoço , me doi o coração sério ;/ Me ajuda !

Professora Sonia disse...

Brenda, o ideal é levar o cachorro num veterinário. Talvez ele precise tomar um anti-inflamatório e/ou antibiótico. Se você não tem condições ou se o machucado é superficial, passe o unguento, para desinflamar, cicatrizar e evitar bicheira.

lucilene machado disse...

olá por favor me ajudem, minha gata esta com uma ferida nas costas,ja levei ela no veterinario 3 vezes e cada vez passa um remedio diferente, ja usei polvidine, assepmed(entisséptico para feridas), anaseptil, tomou dez dias antibiotico danettril, e nada adiantou, cada vez que volto ao veterinario tem uma receita diferente, o que seria melhor rifamicida spary ou violeta geneciana?, ela lambe e coça a ferida e ja esta aparecendo outra ao lado, estou com muitas dúvidas

Professora Sonia disse...

lucilene, aconselho você levar a gata a um outro veterinário, já que este que você procurou não está conseguindo reverter o quadro da doença. Talvez seja o caso de alergia alimentar ou outro tipo de dermatite - pode ser necessário fazer testes pra descobrir a causa da alergia. Em comentários anteriores, já tratei do assunto. Aqui um link sobre alergia em gatos, só pra você ter uma dimensão dos casos existentes: http://www.becodosgatos.com.br/alergia.htm

Mi disse...

Gente me ajude !!
Meu gato esta com uma ferida tipo no tornozelo há quase dois meses.. A veterinária passou antibiótico oral e pomada crema 6a.. Usei quase dois tubos e nada.
.dai mudei para pomada unguento e depois li que rifamicina era melhor. Estou usando mas mesmo com colar cervical ele lambe .. Entao tenho que fechar com microporo e esparadrapo, mas por abafar nunca cicatriza.. Ja nao aguento mais e nao sei o que faço.. Limpo com soro fisiológico e povidine 1 x ao dia e uso rifamicina de 2 a 3 x ao dia.. Me ajudem por favor.. Nao eh normal isso e sei que abafar esta errado...mas se ele lambe piora 50 x mais o.machucado devido a língua áspera.. No colar ja ate coloquei esparadrapo para apertar mais e mesmo assim ele lambe.

Gabriely Souza disse...

Olá, meu nome é Gabriely e eu tenho um poodle toy..
Ele apareceu com uma ferida superficial nos testiculos relativamente pequena.. No meu quintal tem formigas porém não tenho certeza que elas foram as causadoras.penso que não é grave porém não está cicatrizado ..limpo com água oxigenada vol.10 e passo unguento mas não ta surgindo efeito... Posso passar violeta genciana ???,o local do ferimento está sem a pelinha..
Me indicaram anaseptil mas não sei se é bom ..
POR FAVOR ME AJUDA !!!

Professora Sonia disse...

Gabriely, pode passar a violeta genciana. E pare de passar a água oxigenada, pois ela atrapalha a cicatrização.

Anônimo disse...

Boa noite,
Peço que por favor alguém que conheça sobre o assunto me ajude!
Tenho uma cadelinha vira lata e apareceu na paleta dela um corte como se fosse feita com uma faca,achei que talvez algum malvado tivesse feito isso,estou colocando iodo,mas está aumentando,aparece a carne por dentro e agora começou um novo corte na perna de traz,igual a outra.Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Professora Sonia disse...

Quando o corte é muito profundo ou severo, deve-se consultar um veterinário, pois pode ser preciso fazer suturas e dar antibiótico.

Anônimo disse...

Olá minha gatinha está com feridas no corpo,começou na parte de baixo da para e agora está no rabo,no peito e na outra pata...comecei a colocar violeta,mas tem algum remédio w posso dar via oral...queria leva-la ao veterinário mas devido a um problema problema pessoal sério q tive estou sem grama no momento...

Professora Sonia disse...

Sua gatinha pode estar com uma doença que se chama esporotricose,causadora de feridas que se espalham rapidamente pelo corpo de gatos e não cicatrizam. Essa doença é muito contagiosa para outros animais e também pode ser transmitida do animal para seres humanos. Recomendo que você leia as informações e instruções destes dois sites (se você morar no Rio, há endereço para tratamento gratuito):
1) http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/esporotricose-0
2) http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-06-07/nosso-bichos-epidemia-ataca-gatos.html