quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Remédio para Ferimentos de Cães e Gatos


Quem tem um cachorro deveria ter em casa esse ótimo remédio para ferimentos: a violeta genciana. Custa muito pouco, não arde, tem propriedades antibactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Serve para machucados em geral, mordidas e arranhões. Também evita bicheira e ainda cura sarna.

Mesmo para pessoas ela é recomendável, inclusive para sapinho na boca (candidíase). O único inconveniente é que tinge a pele de roxo.

Há quem aponte que a violeta genciana pode ter efeito tóxico para gatos (particularmente, já usei em vários gatos, sem problemas). Em todo o caso, é melhor unguento nos bichanos.

O unguento, de efeito positivo para cães e gatos, é uma pomada com efeito cicatrizante e que previne bicheira, pois é repelente de moscas e mata larvas.

Tratamento de bicheira:

Para tratar de bicheira, deve-se limpar a região afetada, usando soro fisiológico ou água oxigenada 10 vol. Em seguida, aplica-se a violeta genciana ou o unguento. Esse procedimento deve ser repetido no dia seguinte. Para eliminar os vermes, pode-se usar Capstar, conforme o peso do animal e o estado da bicheira. Logo após o animal tomar o comprimido, os bichos começam a sair e morrer.

88 comentários:

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Gabriel, O Cachorro do meu Tio teve uma Briga com Dois cachorros, Um Pastor alemão e um Pitbull, Ele está todo macucado, queria saber qual medicamento é Bom para cicatrizar as feridas dele.

Clelia Dantas disse...

olha quando o meu cão se machuca o melhor remedio que vc coloca sem ter dor de cabeça e o spray organnact,custa 15 reaias em media cura rapidinho cicatrizante,repelente as moscas,e larvicida evita pegar bixeira com ferimentos expostos.
cleia de sc espero ter ajudado.

Clelia Dantas disse...

compre o spray organnact que e cicatrizante rapido,repelente,e larvicida............acho que posso te ajudar......abraços..........

Luana Torres disse...

O meu gato foi agredido pelo meu vizinho, dai o olho dele ta super machucado, pois chegou a sair, mas ja esta no lugar. Gostaria muito de saber qual remedio posso da-lo, pois esta criando uma coisa branca por cima do olhinho dele :( ajuda, pf.

Professora Sonia disse...

Luana, para os olhos de gatos, cachorros e pessoas, eu uso água de rosas. Basta pingar uma gota no olho, através de um chumacinho de algodão embebido nessa água medicinal.

Você encontrará à venda em farmácias de manipulação.
Aconselho que procure, através do Google, farmácias próximas de sua casa e as consulte, pelo telefone, para saber se vendem este produto.

Anônimo disse...

café é bom para ferimento de cachorro?

Suzana Lentz disse...

Meu gato esta com um ferimento enorme e aberto,com corrimento.estou preocupada.me ajuda.

Professora Sonia disse...

Suzana, como está indicado no texto, seria bom vc limpar com um chumacinho de algodão embebido em água oxigenada de 10 volumes. Depois aplicar uma camada de unguento.

Fabiano Rocha disse...

meu cachorro machucou o olho nunca descobri como, geralmente sara mais ele fica coçando e depois volta, qual pomada seria bom para o olho dele. A maioria das pomadas precisa de bula, mais gostaria de uma pomada que fizesse também efeito dentro do olho dele como colírio. origada desde já

Professora Sonia disse...

Fabiano, vc pode pingar água de rosas. Este medicamento é encontrado em farmácias de manipulação. É de uso em humanos e animais, sem contraindicações. Dê uma olha neste post que fiz em outro blog: http://www.personalescritor.com.br/2012/07/remedio-natural-para-irritacao-ou.html

Taysa Mota disse...

Meu gatinho está com um fungo devido a brigas e arranhões que sofrerá,levei ele ao veterinário e ele está sendo medicado para cura do q levara 3 meses de tratamento,porém já tem 10 dias q ele está sendo medicado e os ferimentos ñ fecham pelo contrario parece q abrem mais à cada dia,estou muito preocupada pq as feridas estão imensas,estou usando a pomada de unguento é ñ estou vendo resultado nenhum.Por favos alguém me ajuda pois ñ aguento mais ver meu felino nessa situação,fico muito triste e com muito dó dele.

Taysa Mota disse...

Boa noite tenho um gatinho e ele está com fungos q pegou através de brigas com outros gatos na rua levei ele até um veterinário e ele está em um tratamento q durara 3 meses,porém já estou em tratamento a 10 dias com a medicação e os seus ferimento à cada dia aumenta mais.estou muito preocupada e fico com muita pena dele,estou passando a pomada mencionada acima porém ñ vejo resultado nenhum.Por favor alguém me ajuda,tenho muita pena dele ñ aguento mas vê-lo nessa situação.Me ajudem!!! :(

Anônimo disse...

Meu cachorro tem alergia de pulgas o ambiente ja esta tratato mais ele esta machucado por se coçar ccm os dentes. o q alivia a coceira?

Papo de mulher disse...

Tenho uma pit bull que a anos venho tratando ela.no veterinário e nunca tem cura. Vivo.num sofrimento só! Tem dias que está tudo bem outros não. Ela operou duas vezes em menos de um mês. Pois falaram que se castrasse iria resolver e nada... Criou um abcesso e.deu bixeira ! Mais remédios, dinheiro e uma cirurgia . Depois resolvi não levá lá mais. Alias gastei mais de 3 mil a três.anos que sofro . Quero ajuda lá de.alguma forma e ter a minha cachorra de volta :/ agoraela está com uma carne saindo ao lado da teta e não para de lamber e não resolve cone, fucinheira nada... Ela arranca tudo e acaba se.machucando mais pois é albino e sensível. Me ajudaaaaa pelo amor de Deus

Professora Sonia disse...

Papo de mulher, o que eu poderia aconselhar é vc procurar um atendimento em curso de Veterinária em universidade (de preferência, pública), se houver na região onde vc mora.

rosa disse...

meu cachorro esta com uma ferida a mais de ano nao sara e sangra começou com uma bola foicresendo hj esta do tamanho de uma tampinha de refrigerante o q fazer to preocupada

Professora Sonia disse...

Rosa, vc precisaria levar seu cachorro a um veterinário. Isso pode ser sintoma de câncer, de diabetes ou de outra doença determinada, hipóteses em que se deve fazer tratamento específico.

Anônimo disse...

Animais machucados, ou com problemas de saúde precisam passar pelo veterinário, "receitas caseiras" de remédios podem matar seu bichinho! Vamos botar a mão no bolso moçada!Ter bicho de estimação é bom, mas também tem que cuidar direito,vamos botar a mão no bolso moçada e cuidar direito dos nossos amiguinhos!

Anônimo disse...

Tenho um cachorra da raça beagle de um ano ela esta com feridas secas nas patas e no rosto ja levei no veterinario fiz diversos exames e nenhum da nada, passei varios remedios ela nao sara. O que sera que 'e?

Professora Sonia disse...

Sua cachorra pode estar com dermatite alérgica, problema comum em cachorros. A alergia cutânea, muitas vezes, é originada pelo contato com ácaros, bolores, pólen e poeira. Outras vezes é causada por pulgas, e ainda pode ser de origem alimentar. O animal deveria passar por testes para se descobrir a razão da dermatite e, fazer o tratamento adequado ao caso, além de medidas preventivas a serem tomadas.

Veja, neste link, sobre isso: http://www.anda.jor.br/31/05/2009/veterinaria-alerta-que-dermatites-alergicas-sao-comuns-em-caes

katiamell mell disse...

Oi tudo bem meu nome e Kátia a um ano apareceu uma gatinha aqui e todas as vezes que ela teve filhotes o pai deles matou bem dessa vez ela teve 5 mas um morreu e agora eles já tem um mês dai ele veio para matar mais ele não conseguir mais deixou um ferimento em um dos filhotes a patinha dela ta quebrada e a barriguinha também sangrando mais e pior porque além de eu estar desempregada eu não tenho dinheiro pra le va-la em um veterinário por isso pessoa que alguém leia isso e me procure no meu facebook e Katiall
em@gmail.com portador se alguém te ver condições melhor que a minha para poder cuidar dela e ficar com ela pois ela pode morrer e eu não posso fazer nada.

Unknown disse...

Minha cachorra machucou a pata e fez uma ferida,levei ela no outro dia na vet,ela falou q ñ precisava da ponto so se tivesse ido no msm dia,+ esta feio ,tem alguma pomada q pode cicatrizar rapido?

Professora Sonia disse...

Unknow acho estranho a veterinária não ter recomendado algo para passar no ferimento. Como está explicado no post acima, vc pode usar violeta genciana (que é líquida) ou unguento (que é pomada). Só não devem ser usados nos olhos. Ambos são cicatrizantes. O unguento evita bicheira.

Anônimo disse...

meu gato.foi pra rua brigar e ta machucado o que devo.passar.

leu disse...

Boa noite, jogaram agua quente no meu gato que a pele dele se soutou toda da barriga dele estou medicando ele ms as feridas esta cheirando mal ele ta tao fraquinho q o veterinario disse q se ele sobreviver vai ser uma bencao.as estou tratando das feridas ms ta cheirando mal o que devo fazer?

Professora Sonia disse...

Leu, deve estar cheirando mal devido ao pus (infecção). Isso precisaria ser limpo; pergunte ao veterinário como fazê-lo, de modo a evitar que o gatinho sofra mais ainda. Imagino que o veterinário tenha prescrito algum antibiótico, porque é necessário neste caso, por 7 dias.

É importante dar remédio para dor, 5 gotas de dipirona a cada 12 horas (por 3 dias).

Também importante é o anti-inflamatório, Prednisona 5 mg, 1/2 comprimido a cada 12 horas (desmanchar com gotas de água e esfarelar), por 7 dias. Dê os remédios via seringa de injeção (sem a agulha, logicamente).

Carol disse...

Meu gatinho pegou acho que sarna envolta do pescoço e ele arrancou superficialmente a pele e ta aberta o que devo passar e como limpar a area?

Dyanne Kerges disse...

Meu gato machucou o olho, agora esta bem melhor, mas ainda esta saindo agua e esta inchado. Estou lavando com soro, mas gostaria de saber se tem algum colirio para cicatrizar e tirar o inchaço ?!

Anônimo disse...

O que poço fazer para uma ferida do meu cão cicatrizar? Ela demora cicatrizar por ele não parar de lamber, já fiz curativo com gaze emas tira tudo, e não para com focinheira! Gostaria de algo que ajudasse a melhorar e parar com seu sofrimento, pois dói só de encostar!

Professora Sonia disse...

Dyanne, veja neste link um remédio natural para os olhos do gato. Vc vai encontrá-lo à venda em farmácias de manipulação: http://www.personalescritor.com.br/2012/07/remedio-natural-para-irritacao-ou.html

Andrea Marques disse...

Eu to cuidando de uma gata que estava com um ferimento no pescoço, entrou no cio e os gatos fizeram outra ferida nela, ta feio, ta em carne viva e sangra pq ela se coça e a casca sai. O que devo passar? já coloquei violeta por 4 dias, mas já ta do msm jeito de novo...

Edson Itao disse...

Moro no sítio e meu cachorro SRD enfrentou um Largasto Tiuh e a rabada do bicho atingiu a cabeça causando ferimento acima dos olhos.

Anônimo disse...

Olá alguém poderia me ajudar meu cachorro é um pastor alemão ele tem uma ferida grande no focinho sua casinha é perto de um limoeiro eu acho que ele se machucou seu focinho no limoeiro eu passei vários remédios ele sempre passava seu focinho no limoeiro e eu acho que a ferida cresci por ele está passando seu focinho lá. Qual remédio eu compro pra que a ferida saia??

Anônimo disse...

Olá alguém poderia me responder que remédio que eu passo na ferida que fica no focinho do meu cachorro ele é um pastor alemão?? Por Favor me respodam é urgente!!!

Anônimo disse...

Olá alguem poderia me responder um remédio para o focinho do meu cachorro que tem uma enorme férida ele um pastor alemão?? Mandem por e-mail o meu é ellencvaz@live.com!! Respondam rapido é urgente!!!

Anônimo disse...

Ola me chamo Tamara sou auxiliar de veterinaria tente dar banho com shampoo cetoconazol tem em farmacia isso ameniza bastante e por favor evite dar banho nele em casa leve em uma pet pois se apos o banho ele nao for secado com soprador ele tera serios problemas de pele como fungos.

Anônimo disse...

Ola aplique ivomec injetavel 0,1 uma vez por semana durante 1 mes so nao erre na dosagem se nao seu gato morre e use tbm rifocina uso topico .tamara

Anônimo disse...

Cuide do seu cachorro pastor alemao, leva ele num veterinario, ou entao de para alguem que tenha condicoes de cuidar

Doriane disse...

meus dois cachorros estão com umas feridas no focinho (nariz). O focinho da Lessie, vira-lata de 11 anos, pequeno porte parece que está soltando casquinhas como se ela tivesse foçado terra. As casquinhas são escuras e parecem úmidas. Já o Rocambole de 4 anos também vira-lata está com uma ferida em volta do nariz. A área está um pouco mais clara do que o restante. O que pode ser a causa dessas feridas? Como posso tratá-las? Obrigada.

Anônimo disse...

Ola,tenho um,labrador 1 ninho,ela esta com falha no pelo,ela nao para de coçar,o veterinario ja receitou um remedio mas nao adiantou,oque devo passar?

Gilson bauer cardoso disse...

Ola, tenho um cachorrinho de uns 5 meses, e começou a sair umas feridas em cima do pescoço, e ele as vezes da umas gemidas, o q sera q é ? e o q devo faser para curar ?obrigado

Anônimo disse...

VÁRIAS PESSOAS FALAM QUE DEVEMOS ABRIR O BOLSO E LEVAR OS BCHINHOS AO VETERINARIO. EU NÃO POSSO LEVAR AO CUIDO DE VÁRIOS CACHORROS NA RUA E ALÉM DE SER MUITO DIFICIL O TRANSPORTE O R$ TAMBÉM É MUITO. MAS FAÇO O MAXIMO PARA PELO MENOS AMENIZAR A DOR DELES, PORTANTO, AGRADEÇO MUITO TODAS AS DICAS QUE CONSIGO PEGAR EM TODOS OS SITES E BLOGS. NESTE MOMENTO TENTO CUIDAR DE UM CÃO QUE FOI ATROPELADO. ELE ESTÁ COM UM BURACO PROFUNDO NA PARTE INTERNA DA COXA E ACEITO TODAS AS DICAS QUE PUDEREM ME DAR. JANE

Anônimo disse...

Gostaria de saber como a Rosa curou o ferimento do animal dela, pois meu cão teve os mesmos sintomas, uma bola na cara que depois abriu um corte que desinchou e sai um liquido com pouco sangue, mas à meses nao cicatriza, passo povedine todos os dias e nao tenho melhora.

maria jacqueline santos silva disse...

E mas nao da pr confiar muito em veterinário não muitos deles gostam quando enfiamos a mão nos bolsos.

Jenifer Barth disse...

Minha cadela deu cria a 6 cachorrinhos, meu pai cortou os rabinhos em casa quando tinham 3 dias de vida. Agora com cerca de 15 dias um chorava muito e eu fui verificar oque era. 2 deles estão com os rabinhos infeccionados, parece que tem um buraco e hoje eu vi alguns bichinhos dentro. Estou botando anti-séptico qual seria a melhor coisa a se fazer neste caso?

Professora Sonia disse...

Jenifer, eles estão com bicheira. Não adianta ficar pondo remédio sem retirar os vermes. Veja as instruções, no final do texto deste post, de como tratar bicheira.

Marley sebastiany disse...

Meu cão teve dermatite,alergia a pulgas,coloquei meio cm de ivomec injetavel(paguei 3 reais, nao pode ser dado para caes peludos,tipo puldo ou pastor) num pedaço de carne e dei pra ele comer uma vez por semana,apenas tres doses,em tres semanas ele estava curado,nao tinha pelo e tinha feridas da cintura para baixo.agora uso um spray Ectomosol toda vez que ele começa a se coçar,meu gato tem alergia a um fungo que não tem cura,gastei horrores com medicamentos e vete,hoje só uso esse spray ,tenho 13 gatos e 3 caes,para feridas uso azulão, mata bicheiras é otimo e barato,devido ao histórico medico dos meus animais sei muitas dicas simples e baratas,mas sempre falo com vete antes de medica-los.

Anônimo disse...

Ola tenho uma pittbull de 7 meses, q foi adotada , de repente ela começou com umas feridas no meio das 4 patas... Fica mto vermelho acho q coça pq ela vive lambendo. Não se parece com bichera, está em carne viva e mto inchado. .. na ponta do rabo tbm. O ex dono dela disse que ela é albina e a pele é sensível. Não acho que seja pq ela tem o corpo todo branco mas a cara na região dos olhos eé preto ! Por favor o que será q posso passar nas patinhas dela? Por favor
Me ajudem não aguento mais vervo sofrimento dela......

Professora Sonia disse...

Dono da Pitbull, encontrei esta explicação, que pode ser o caso de sua cachorra:

Suspeite de irritação por contato ou alergias alimentares se todas as patas do cachorro estão avermelhadas por longo períodos de tempo. Patas avermelhadas podem também ser um sintoma de bolor. Seu veterinário pode receitar remédios como anti-histamínicos para deixar seu cão mais cômodo, auxiliando na criação de um plano de tratamento.

Caso perceba seu cão constantemente lambendo suas patas e seu veterinário não consegue achar nenhuma causa, considere que talvez possa ser devido à ansiedade ou depressão. Se suspeitar que esse pode ser o caso, tente passar mais tempo exercitando, brincando e treinando seu cachorro. Procure um serviço de babás caninas, e dê a seu cão algo gostoso e duradouro para mastigar e ocupar bem seu tempo quando ele for deixado sozinho.

Vc poderia tentar mudar a ração da cachorra, evitando rações coloridas. Veja também http://www.dogdogs.net/alergia-em-caes-sintomas-e-tratamento-para-cachorro-com-alergia/

Anônimo disse...

Ola,meu rotweiller de 4 anos brigou c um pitbull..ele esta c ferimentos na face,nas costas,e um bem inflamado na pata dianteira..acho q afetou o tendão..estou médicando ele c meloxivet 6 MG e cetoprofeno já faz uma semana...uso spray prata nas feridas mas NW esta resolvendo..ta vazando pus .ele e muito bravo,mesmo c focinheira ele tenta morder qdo estou passando remédio...tem algum calmante p ele dormir p poder medicar direito? O q faco p as feridas cicatrizar em? NW adianta falar p levar no veterinário,estou totalmente s grana...agradeço se puderem me aconselhar

Professora Sonia disse...

O melhor a passar seria o unguento, que é cicatrizante e evita bicheira. Vc tem que usar uma focinheira confiável, de boa qualidade, para não correr o risco de ser mordido. Não seria recomendável dopar o animal. Ele fica bravio porque sente dor. Dipirona para aliviar a dor vai ajudar a deixar o cachorro mais calmo (uma gota para cada quilo, até um máximo de 35 gotas, a cada 8 horas, por dois dias).

Anônimo disse...

Olá Professora Sonia tudo bem??
Tenho um gatinho ele está coçando muito dentro da orelha chega até sangrar, pouco mas sangra pensei que era um machucado passei remédio mas não adiantou o que devo fazer Desde já agradeço por sua Atenção Abraços Lú

Anônimo disse...

Olá Professora Sonia tudo bem??
Tenho um gatinho ele está coçando muito dentro da orelha chega até sangrar, pouco mas sangra pensei que era um machucado passei remédio mas não adiantou o que devo fazer Desde já agradeço por sua Atenção Abraços Lú

Professora Sonia disse...

Vc do gatinho com coceira na orelha, provavelmente é sarna otodécica. Veja neste link o que fazer: http://milcliques.blogspot.com.br/2010/04/coceira-na-orelha-cachorro-e-gato.html

Kuka disse...

Minha irmã tem um poodle toy que foi atacado por um cachorro de rua... No pescoço dele formou uma bola, o veterinário disse que tinha inflamado, ele tomou antibiótico por vários dias, fez compressas, e teve que ir em várias consultas pro veterinário tentar desinchar....funcionou por um tempo, depois de mais ou menos um mês começou a inchar novamente, então o veterinário.disse que precisaria operar, ele foi operado e aparentemente tinha melhorado, mas uns dois meses depois começou tudo de novo, e agora ele tá com a bola do tamanho de um limão e nenhum veterinário consegue resolver!!! O que pode ser?? Como tratar?? Aceitamos sugestões de veterinários bons que realmente possam resolver o problema dele!!!!

Cleiton rosa de faria disse...

acho q meu cachorro está com uma bicheira dentro do nariz dele já levei em um veterinario mas não adiantou, o nariz dele vivi congestionado e as vezes fica sangrando o q eu posso fazer?

Monikah disse...

Oi minha cadelinha tem tipo uma ferida no rabo que ela nao para de coça , tipo as vezes sai sangue ja passei uma pomada mais nao adianto muito , a violeta genciana e boa mesmo ?

Rafael pool disse...

Olá pessoal sou rafael, meu gato brigou e estava com uma cratera no pescoço, fiquei sem saber como tratar e por não saber ele coçava achando que tinha algo e machucava mais. descobri, criei um colar com o frasco de água sanitária, comprei fita adesiva para fixação do mesmo, comprei um antibiótico injetável, seringa 1 ml, mata bicheira água oxigenada fator 30 ou 10, para limpar inflamação,pomada de unguento e vitamina em gotas e álcool para limpar colar interno e esterilizar agulha.

rafael disse...

cleiton você tem que ter certeza de que seja bicheira , caso seja bicheira analise pois o remédio apropriado seria o spray mata bicheira, mas se tratando de aparelho respiratório caso seja dentro fica difícil. eu passaria para ivomec faria uma aplicação por semana limitando 3 doses total, injetável intra cutânea , entre a pele e o muculo, por ela ser forte aplique moderado 1 vx na semana alem de fazer a limpeza interna ela mata bixeira. A casa que vende produto de animais saberá por as doses é seringa . o produto é forte então cuide, ela é medida em ml e vc tem que informar o peso do animal pra dar a dose certa.

Rafael pool disse...

Alo Andrea Marques
veja meu comentário de como tratei este problema com meu gato. vale lembrar que o felino deve ficar contido em casa mesmo que tenha que por na coleira" tem que ter anti enforcador pro felino não se enrrolar e morrer enforcado

marcelly siqueira disse...

eu tenho um gato de 1ano qi se meteu em uma briga de gatos e acabou com um furo na narina direita.no dia eu limpei com soro e agua morna soh que agr esta com cheiro de podre! uki eu devo fazer sendo qi naum tenho condiçoes para leva lo ao veterinario!? por favor se souberem de algo envie para marceli.juliani_@hotmail.com

Professora Sonia disse...

Marcelly, deve estar com bicheira, que faz escorrer um líquido com cheiro de podre. Leia no texto deste post como fazer para tratar.

Carol disse...

Sônia, tenho um poddle muito querido de 10 anos que há mais de um ano tem uma feridinha na coxa que não sái.. E ele lambe muito, as vezes morde, o pêlo no local nem cresce... Parece um pedacinho de pele (uns 2 cm) que é de tecido diferente, não cicatriza e ele lambe sempre... Já fomos em veterinários e isso nunca foi levado em conta. Poderia passar algo para cicatrizar? O que indicaria? Muito obrigada pela atenção! :) ahh ele tb lamba e morde muito a para, mudamos ração e demos mais atenção e isso diminuiu.

Professora Sonia disse...

Carol, se a mudança da ração surtiu efeito, é muito provável que seja um problema de alergia. Você poderia tentar alimentá-lo por um tempo apenas com peito de frango picado e arroz (sem sal e sem tempero).

Como o cachorro lambe e morde, acaba retardando a cicatrização e favorecendo a reprodução excessiva de bactérias na ferida. Encontrei recomendações de uso de vinagre de maçã na ferida, para eliminar as bactérias e facilitar a cicatrização (de fato, o vinagre é um bactericida bom para casos de alergia).

Ana disse...

Olá Sonia,
Obrigada pelas dicas.
Eu só procuro veterinário depois de tentar tudo pois a gente sabe da dança dos medicamentos que eles prescrevem não só para nós humanos como para os bichos.
Estou com o meu york com Hot Spot e é impressionante como a coisa de uma hora para outra fica feia.
Começou neste mês e vai mudando de lugar.
O controle das pulgas no ambiente está sendo feito também - todos os dias - e usei o capstar nele e na fêmea.
Pensei que tinha que passar a usar alguma coisa tópica e o farmacêutico me deu a idéia de violeta genciana.
Eu passei há quinze dias um pouco na perna e vi que melhorou mas parei por que tive medo.
Entrei agora com o Baytlin pois a barriga dele está muito irritada e tem um ponto com pus.
Vim berificar mais uma vez a violeta genciana e dei de encontro com este seu post.
Agora estou mais tranquila pois achei que não era indicado.
Vamos ver.
Ele lambe o tempo todo mas quando eu vou passar a violeta ele deixa e até se vira para passar.
Fica até feliz. Engraçado isso.
Volto para dizer o que aconteceu.
Sim, alimentação é fundamental e ração eu acho um horror apesar de usar.
Mas não uso as mais caras.
Ração é feita para adoecer os bichos. Podem ter certeza.
Melhor é fazer metade ração e metade comida.
Mais uma fez obrigada

thaaymotta disse...

Boa tarde, tenho um gato que esta com um ferimento na narina direita, mas agr deu tipo uma carne que esta tampando a narina. Oque posso passar p melhorar ?

Anônimo disse...

Ola tenho uma pitbull com 3 anos e ela esta amamentando, mais os pelos do rabo começaram a cair e ela coça muito as vezes sai sangue e esta almentando alguem poderia me ajudar estou muito preocupado

Professora Sonia disse...

Sobre a pitbull, é bem possível que seja uma alergia. Pode ser até por estresse. De qualquer forma, é bom tentar mudar a alimentação, experimentando dar frango com arroz canino ou trocar a ração por uma à base de frango e cordeiro. Outra medida talvez necessária seria dar cortisona, mas como ela está amamentando, talvez não seja recomendável. Só um veterinário poderia avaliar o procedimento adequado.

juliana disse...

boa noite! resgatei uma cadelinha das ruas e a mesma estava prenha. Nasceram 6 filhotinhos e 5 foram adotados numa feirinha de adoção com 30 dias...restou apenas um com ela e a cadelinha esta com as tetas cheias de leite, inchadas, começando a empedrar e com dois abcessos...comprei o sec lac e preciso saber o que dar ou passar nessas feridas nas tetas. Sei que não foi correto tirar os filhotes antes do prazo de desmame, mas não tive outra opção. O que devo comprar..um antibiotico ou um antiinflamatorio? tópico ou oral? faço curativo ou deixo respirar..spray tb pode ser uma opção. POr favor, me ajudem a ajudar essa cadelinha....urgente! obg

Professora Sonia disse...

Juliana considero a violeta genciana o mais indicado para passar nas feridas. é secante e não arde. Você pode passar com um cotonete embebido no líquido. Outro produto seria o unguento, que eu acredito que seja mais tóxico, se o cachorro lamber, mais indicado em perfurações, para evitar bicheira. Não deve tapar, para que sequem mais rápido.

Antes de passar a violeta, você poderia ajudar a desempedrar as tetas, usando uma fonte de calor, como ir colocando paninhos quentes (embebidos em água quente e espremidos para retirar o excesso de água) e ir trocando por outros quando esfriassem. Para seres humanos se usa chuveiro quente na mama e massagem para ir desempedrando. Essa mesma lógica vale para cachorros.

Melissa Buonano disse...

Boa tarde, tenho um porquinho da india e ele esta com uma ferida entre o fucinho e a boca, já passei merthiolate, polvedine e agora estou passando hipoglos, todos indicados pela veterinária mas nada de sarar. Ele tira a casquinha e fica em carne viva, o que posso passar? Violeta geriana pode? A vet falou que é toxico para ele mas sempre passei na minha cadela qd tem ferida e nunca aconteceu nada. Obrigada

Anônimo disse...

Boa noite. A Fox Paulistinha de minha mãe sofreu um corte de uns 12cm na lateral da costela. Paguei um veterinário, e o mesmo fez a sutura e deu uns pontos internos para segurar a pele no corpo e deixou um buraco para drenar. A instrução foi de além de dar o antibiótico e anti-inflamatório, limpar e fazer o curativo 1x ao dia, usando povidine e passando o vetaglos nos pontos. Pediu tmb que até colocasse uma fralda no local pq iria soltar muita secreção. Porém no quarto dia, simplesmente a pele onde tinha o furo para a drenagem rasgou e o cão está com uma ferida enorme aberta e os pontos intactos. Como proceder nesse caso? Muito Obrigado. Anderson Thomaz

Professora Sonia disse...

Sobre a Fox, recomendo que retorne ao veterinário que a tratou. Talvez seja o caso de fazer outra sutura onde rasgou ou devam ser feitos curativos.

Professora Sonia disse...

Melissa, penso que é melhor você passar unguento, que também é cicatrizante.

Anônimo disse...

Oi meu nome é carol a uns dias a minha gata prendeu o rabo no portão automático de casa e teve um corte no rabo da pra ver a cartilagem do rabo só que to sem dinheiro para leva-lá a um veterinario, por favor indiqu algo que eu possa passar nela pra que a pele volte ao lugar e cicatrize???

Professora Sonia disse...

Carol, o melhor a fazer é colocar o unguento, que é cicatrizante e evita bicheira. Como a gata vai lamber, vc deve colocar, de novo, cerca de umas três aplicações por dia, até cicatrizar. O unguento é uma pomada branca vendida em pet shops.

Anônimo disse...

A minha cachorrinha ela tem alergia estamos tratando a alergia dela, só que como ela estava bastante machucada, aonde deu as feridas e a queda de pelo a pele dela está bem sensível e ela as vezes acaba se coçando exatamente ali onde a pele tá bem sensibilizada, então tem uma ferida que não cura, ela nem chega a cicatriza direito que ela já coça em cima. Gostaria de saber se esse remédio posso passar na minha cachorrinha, que no caso dela é alergia?

Anônimo disse...

Ola minha mae tem um border collie e a boca dele começou a sangrar,como ela mora em uma chácara ele ligou pro vet ele receitou a medicação mais nada de melhorar,e essa semana meu pai foi da remédio pra ele e notou que ele pegou bicheira na boca o que q minha mae pode fazer pq ele não consegue nem comer direito qual seria p procedimento certo,pois na boca não é todos remédio que pode ser colocado,e gastar com vet não da mais pq eles ficam a faca so no ver o animal.obrigada se alguém puder ajudar fico agradecida

Anônimo disse...

Tenho uma pit bul marron clara e começou a sair umas manchas mais escuras nas costas dela sera que pode ta trocando de pelo pq ela faz um ano agora em outubro ou oq pode ser pq ela se cosa bastante?e outra coisa ela ta com uns carosinho na coxa coisa pequena mais eu tenho medo de aperta e ela sentir dor,

Anônimo disse...

Me ajudem naõ sei mais o que fazer pra terminar com as pulga mudamos a dois mês pra essa casa e ta infestada de pulga já usei nelcid´mate pulga outro que mistura na agua e passa com a maquina de veneno,e nada e minha cachorra que nem sabia oq era pulga ta sofrendo junto me ajudem pq favor,ja gastei um monte e nada de conseguir acabar com essas pragas!!!grato desde já

Anônimo disse...

Adotei uma gatinha adulta. Uma protetora a achou na rua e lhe deu abrigo até que eu decidi dar um lar a gatinha. Inicialmente ela aplicou anticoncepcional na gatinha, eu sei que isso não faz bem à felina, mas enfim, pretendo castra-lá até o final do ano. Bem, indo direto ao ponto, sexta- feira farão 15 dias que ela está comigo, come bem, faz suas necessidades na caixinha, dorme bastante, eu não a deixo ir para rua... O que tem me deixado preocupada é o fato de ela, essa semana, começar a arrancar os próprios pêlos. Começou com uma pequena falha e hoje está um buraco bem visível. Ficou bastante vermelhinho, quase ferido, apliquei violeta genciana, estou aguardando. O que pode estar levando ela a se comportar dessa forma, arrancando os próprios pelos? Seria o fato de eu não deixá-la ir à rua? Moro em uma avenida, temo pela segurança dela. Outro fato é que percebi, desde que ela chegou, uma coceirinha insistente nas duas orelhinhas(por fora). Fica bem vermelhinha, e às vezes, criam alguns pontinhos de sangue. Já cortei as unhas dela, mas ela insiste em coçar até ferir. Será que violeta genciana tmb resolveria nesse caso? Queria tmb dicas de como lidar melhor com ela, é a primeira vez que cuido de uma gatinha, preciso de ajuda, pois já vi que é bem diferente de um cachorrinho.

Professora Sonia disse...

Quanto à gatinha arrancar o pêlo pode ser compulsão ou uma alergia a pulgas. Para gatos muito alérgicos, basta uma única pulga para desencadear a alergia. Neste caso, você poderia usar um remédio de aplicação no pescoço e cujo efeito dura uns três meses (procure numa petshop; será preciso saber mais ou menos quanto pesa a gatinha, para comprar a dosagem adequada. Seria recomendável tentar eliminar as pulgas do ambiente. Às vezes um vizinho que possua animal com pulgas pode ser o foco de transmissão, e aí poderá ser difícil eliminar o inseto parasita, dependendo da boa vontade desse vizinho. Tive um gato persa com esse problema e usei pomada de Omcilon AM, com bom resultado (foi indicada por um veterinário). Deve-se usar uma camada fininha, espalhando pela área da dermatite. Mais informações neste link: http://www.chv.pt/pt/unidades/dermatologia/dapp/detalhe.html

Outro fator que pode levar um gato a se arrancar os próprios pêlos é a compulsão, que pode ter diversas causas, inclusive, uma questão de se adaptar à sua casa (que é um novo lar). Veja neste link algumas dicas sobre a compulsão em gatos: http://www.caocidadao.com.br/artigo/gatos-compulsivos/

Sobre deixar o gato ir pra rua é contraindicado: podem ser vítimas de cães, atropelamentos, envenenamento (ingerir veneno de ratos ou rato que acamou de ingerir veneno), além de poderem serem vítimas de pessoas sádicas. O certo é criar preso, inclusive, há Ongs que só doam gatos se o animal ficar em local com tela para evitar fuga.

Renan Sousa disse...

Olá Prof.
minha cachorrinha foi atacada por uma Rottweiler e isso causou uma lesão grave no pescoço, houve descolamento subcutâneo. Levamos em uma veterinária na emergência e achamos que o trabalho foi mal feito, já que nenhum ponto interno foi dado, apenas alguns pontos externos e espaçados. A lesão foi há uma semana e o corte já abriu todo.
levamos em outra vet que nos passou dois antibióticos, uma anti inflamatório , Dakin para limpeza e uma pomada mas não está adiantando.
Gostaria de uma dica para poder acelerar a cicatrização.
Agradeço a ajuda.

Anônimo disse...

olá minha cadela esta com a perna toda inchada hoje estourou um furo e esta saindo pus o que posso passar\dar p ela? por favor me ajudem

Anônimo disse...

Profa. O olho da minha cachorrinha remelou muito durante a noite e endureceu na pele. Consegui limpar com soro fisiológico, mas na noite seguinte endureceu de novo e ela arrancou os pelos, deixando a pele em carne viva. O unguento resolve? O que faço?

Professora Sonia disse...

Você tem que usar água de rosas no olho da cachorrinha, para tratar da conjuntivite. A água de rosas é vendida apenas em algumas farmácias de manipulação. Pingue gotas dentro dos olhos, com um algodão embebido na água de rosas três vezes ao dia (a cada 8 horas, mais ou menos)

Mara Jacobo disse...

Olá Prof.Sônia! Tenho uma gata que fez cirurgia para a retirada de nódulos nas mamas.Foram feitos pontos de cima a baixo nos dois lados das mamas.Ela tinha muitos nódulos. Ocorre que os pontos de abriram, levei em uma veterinária(outra) que refez todos os pontos. Mas eles estão inflamandos, corre um líquido.Um ponto se abriu novamente.Estou colocando açúcar, pois dizem que é cicratizante.Tenho que colocar faixa, pois ela lambe, e com isso os ferimentos ficam úmidos. Estou preocupada, pois ela está sem apetite, não quer comer,e só quer dormir.Será que nesse caso a violeta genciana funcionaria? Me ajude.Ela está fraquinha!

Professora Sonia disse...

Vc da gatinha precisa levá-la num veterinário para que ela fique no soro, gatos não podem ficar sem comer por mais de 48 horas. Leia estas indicações sobre lipidose hepática http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=537
Sobre o local ferido, é melhor usar unguento, que também é cicatrizante.