quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Remédio para Ferimentos de Cães e Gatos


Quem tem um cachorro deveria ter em casa esse ótimo remédio para ferimentos: a violeta genciana. Custa muito pouco, não arde, tem propriedades antibactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Serve para machucados em geral, mordidas e arranhões. Também evita bicheira e ainda cura sarna.

Mesmo para pessoas ela é recomendável, inclusive para sapinho na boca (candidíase). O único inconveniente é que tinge a pele de roxo.

Há quem aponte que a violeta genciana pode ter efeito tóxico para gatos (particularmente, já usei em vários gatos, sem problemas). Em todo o caso, é melhor unguento nos bichanos.

O unguento, de efeito positivo para cães e gatos, é uma pomada com efeito cicatrizante e que previne bicheira, pois é repelente de moscas e mata larvas.

Tratamento de bicheira:

Para tratar de bicheira, deve-se limpar a região afetada, usando soro fisiológico ou água oxigenada 10 vol. Em seguida, aplica-se a violeta genciana ou o unguento. Esse procedimento deve ser repetido no dia seguinte. Para eliminar os vermes, pode-se usar Capstar, conforme o peso do animal e o estado da bicheira. Logo após o animal tomar o comprimido, os bichos começam a sair e morrer.

45 comentários:

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Gabriel, O Cachorro do meu Tio teve uma Briga com Dois cachorros, Um Pastor alemão e um Pitbull, Ele está todo macucado, queria saber qual medicamento é Bom para cicatrizar as feridas dele.

Clelia Dantas disse...

olha quando o meu cão se machuca o melhor remedio que vc coloca sem ter dor de cabeça e o spray organnact,custa 15 reaias em media cura rapidinho cicatrizante,repelente as moscas,e larvicida evita pegar bixeira com ferimentos expostos.
cleia de sc espero ter ajudado.

Clelia Dantas disse...

compre o spray organnact que e cicatrizante rapido,repelente,e larvicida............acho que posso te ajudar......abraços..........

Luana Torres disse...

O meu gato foi agredido pelo meu vizinho, dai o olho dele ta super machucado, pois chegou a sair, mas ja esta no lugar. Gostaria muito de saber qual remedio posso da-lo, pois esta criando uma coisa branca por cima do olhinho dele :( ajuda, pf.

Professora Sonia disse...

Luana, para os olhos de gatos, cachorros e pessoas, eu uso água de rosas. Basta pingar uma gota no olho, através de um chumacinho de algodão embebido nessa água medicinal.

Você encontrará à venda em farmácias de manipulação.
Aconselho que procure, através do Google, farmácias próximas de sua casa e as consulte, pelo telefone, para saber se vendem este produto.

Anônimo disse...

café é bom para ferimento de cachorro?

Suzana Lentz disse...

Meu gato esta com um ferimento enorme e aberto,com corrimento.estou preocupada.me ajuda.

Professora Sonia disse...

Suzana, como está indicado no texto, seria bom vc limpar com um chumacinho de algodão embebido em água oxigenada de 10 volumes. Depois aplicar uma camada de unguento.

Fabiano Rocha disse...

meu cachorro machucou o olho nunca descobri como, geralmente sara mais ele fica coçando e depois volta, qual pomada seria bom para o olho dele. A maioria das pomadas precisa de bula, mais gostaria de uma pomada que fizesse também efeito dentro do olho dele como colírio. origada desde já

Professora Sonia disse...

Fabiano, vc pode pingar água de rosas. Este medicamento é encontrado em farmácias de manipulação. É de uso em humanos e animais, sem contraindicações. Dê uma olha neste post que fiz em outro blog: http://www.personalescritor.com.br/2012/07/remedio-natural-para-irritacao-ou.html

Taysa Mota disse...

Meu gatinho está com um fungo devido a brigas e arranhões que sofrerá,levei ele ao veterinário e ele está sendo medicado para cura do q levara 3 meses de tratamento,porém já tem 10 dias q ele está sendo medicado e os ferimentos ñ fecham pelo contrario parece q abrem mais à cada dia,estou muito preocupada pq as feridas estão imensas,estou usando a pomada de unguento é ñ estou vendo resultado nenhum.Por favos alguém me ajuda pois ñ aguento mais ver meu felino nessa situação,fico muito triste e com muito dó dele.

Taysa Mota disse...

Boa noite tenho um gatinho e ele está com fungos q pegou através de brigas com outros gatos na rua levei ele até um veterinário e ele está em um tratamento q durara 3 meses,porém já estou em tratamento a 10 dias com a medicação e os seus ferimento à cada dia aumenta mais.estou muito preocupada e fico com muita pena dele,estou passando a pomada mencionada acima porém ñ vejo resultado nenhum.Por favor alguém me ajuda,tenho muita pena dele ñ aguento mas vê-lo nessa situação.Me ajudem!!! :(

Anônimo disse...

Meu cachorro tem alergia de pulgas o ambiente ja esta tratato mais ele esta machucado por se coçar ccm os dentes. o q alivia a coceira?

Papo de mulher disse...

Tenho uma pit bull que a anos venho tratando ela.no veterinário e nunca tem cura. Vivo.num sofrimento só! Tem dias que está tudo bem outros não. Ela operou duas vezes em menos de um mês. Pois falaram que se castrasse iria resolver e nada... Criou um abcesso e.deu bixeira ! Mais remédios, dinheiro e uma cirurgia . Depois resolvi não levá lá mais. Alias gastei mais de 3 mil a três.anos que sofro . Quero ajuda lá de.alguma forma e ter a minha cachorra de volta :/ agoraela está com uma carne saindo ao lado da teta e não para de lamber e não resolve cone, fucinheira nada... Ela arranca tudo e acaba se.machucando mais pois é albino e sensível. Me ajudaaaaa pelo amor de Deus

Professora Sonia disse...

Papo de mulher, o que eu poderia aconselhar é vc procurar um atendimento em curso de Veterinária em universidade (de preferência, pública), se houver na região onde vc mora.

rosa disse...

meu cachorro esta com uma ferida a mais de ano nao sara e sangra começou com uma bola foicresendo hj esta do tamanho de uma tampinha de refrigerante o q fazer to preocupada

Professora Sonia disse...

Rosa, vc precisaria levar seu cachorro a um veterinário. Isso pode ser sintoma de câncer, de diabetes ou de outra doença determinada, hipóteses em que se deve fazer tratamento específico.

Anônimo disse...

Animais machucados, ou com problemas de saúde precisam passar pelo veterinário, "receitas caseiras" de remédios podem matar seu bichinho! Vamos botar a mão no bolso moçada!Ter bicho de estimação é bom, mas também tem que cuidar direito,vamos botar a mão no bolso moçada e cuidar direito dos nossos amiguinhos!

Anônimo disse...

Tenho um cachorra da raça beagle de um ano ela esta com feridas secas nas patas e no rosto ja levei no veterinario fiz diversos exames e nenhum da nada, passei varios remedios ela nao sara. O que sera que 'e?

Professora Sonia disse...

Sua cachorra pode estar com dermatite alérgica, problema comum em cachorros. A alergia cutânea, muitas vezes, é originada pelo contato com ácaros, bolores, pólen e poeira. Outras vezes é causada por pulgas, e ainda pode ser de origem alimentar. O animal deveria passar por testes para se descobrir a razão da dermatite e, fazer o tratamento adequado ao caso, além de medidas preventivas a serem tomadas.

Veja, neste link, sobre isso: http://www.anda.jor.br/31/05/2009/veterinaria-alerta-que-dermatites-alergicas-sao-comuns-em-caes

katiamell mell disse...

Oi tudo bem meu nome e Kátia a um ano apareceu uma gatinha aqui e todas as vezes que ela teve filhotes o pai deles matou bem dessa vez ela teve 5 mas um morreu e agora eles já tem um mês dai ele veio para matar mais ele não conseguir mais deixou um ferimento em um dos filhotes a patinha dela ta quebrada e a barriguinha também sangrando mais e pior porque além de eu estar desempregada eu não tenho dinheiro pra le va-la em um veterinário por isso pessoa que alguém leia isso e me procure no meu facebook e Katiall
em@gmail.com portador se alguém te ver condições melhor que a minha para poder cuidar dela e ficar com ela pois ela pode morrer e eu não posso fazer nada.

Unknown disse...

Minha cachorra machucou a pata e fez uma ferida,levei ela no outro dia na vet,ela falou q ñ precisava da ponto so se tivesse ido no msm dia,+ esta feio ,tem alguma pomada q pode cicatrizar rapido?

Professora Sonia disse...

Unknow acho estranho a veterinária não ter recomendado algo para passar no ferimento. Como está explicado no post acima, vc pode usar violeta genciana (que é líquida) ou unguento (que é pomada). Só não devem ser usados nos olhos. Ambos são cicatrizantes. O unguento evita bicheira.

Anônimo disse...

meu gato.foi pra rua brigar e ta machucado o que devo.passar.

leu disse...

Boa noite, jogaram agua quente no meu gato que a pele dele se soutou toda da barriga dele estou medicando ele ms as feridas esta cheirando mal ele ta tao fraquinho q o veterinario disse q se ele sobreviver vai ser uma bencao.as estou tratando das feridas ms ta cheirando mal o que devo fazer?

Professora Sonia disse...

Leu, deve estar cheirando mal devido ao pus (infecção). Isso precisaria ser limpo; pergunte ao veterinário como fazê-lo, de modo a evitar que o gatinho sofra mais ainda. Imagino que o veterinário tenha prescrito algum antibiótico, porque é necessário neste caso, por 7 dias.

É importante dar remédio para dor, 5 gotas de dipirona a cada 12 horas (por 3 dias).

Também importante é o anti-inflamatório, Prednisona 5 mg, 1/2 comprimido a cada 12 horas (desmanchar com gotas de água e esfarelar), por 7 dias. Dê os remédios via seringa de injeção (sem a agulha, logicamente).

Carol disse...

Meu gatinho pegou acho que sarna envolta do pescoço e ele arrancou superficialmente a pele e ta aberta o que devo passar e como limpar a area?

Dyanne Kerges disse...

Meu gato machucou o olho, agora esta bem melhor, mas ainda esta saindo agua e esta inchado. Estou lavando com soro, mas gostaria de saber se tem algum colirio para cicatrizar e tirar o inchaço ?!

Anônimo disse...

O que poço fazer para uma ferida do meu cão cicatrizar? Ela demora cicatrizar por ele não parar de lamber, já fiz curativo com gaze emas tira tudo, e não para com focinheira! Gostaria de algo que ajudasse a melhorar e parar com seu sofrimento, pois dói só de encostar!

Professora Sonia disse...

Dyanne, veja neste link um remédio natural para os olhos do gato. Vc vai encontrá-lo à venda em farmácias de manipulação: http://www.personalescritor.com.br/2012/07/remedio-natural-para-irritacao-ou.html

Andrea Marques disse...

Eu to cuidando de uma gata que estava com um ferimento no pescoço, entrou no cio e os gatos fizeram outra ferida nela, ta feio, ta em carne viva e sangra pq ela se coça e a casca sai. O que devo passar? já coloquei violeta por 4 dias, mas já ta do msm jeito de novo...

Edson Itao disse...

Moro no sítio e meu cachorro SRD enfrentou um Largasto Tiuh e a rabada do bicho atingiu a cabeça causando ferimento acima dos olhos.

Anônimo disse...

Olá alguém poderia me ajudar meu cachorro é um pastor alemão ele tem uma ferida grande no focinho sua casinha é perto de um limoeiro eu acho que ele se machucou seu focinho no limoeiro eu passei vários remédios ele sempre passava seu focinho no limoeiro e eu acho que a ferida cresci por ele está passando seu focinho lá. Qual remédio eu compro pra que a ferida saia??

Anônimo disse...

Olá alguem poderia me responder um remédio para o focinho do meu cachorro que tem uma enorme férida ele um pastor alemão?? Mandem por e-mail o meu é ellencvaz@live.com!! Respondam rapido é urgente!!!

Anônimo disse...

Ola me chamo Tamara sou auxiliar de veterinaria tente dar banho com shampoo cetoconazol tem em farmacia isso ameniza bastante e por favor evite dar banho nele em casa leve em uma pet pois se apos o banho ele nao for secado com soprador ele tera serios problemas de pele como fungos.

Anônimo disse...

Ola aplique ivomec injetavel 0,1 uma vez por semana durante 1 mes so nao erre na dosagem se nao seu gato morre e use tbm rifocina uso topico .tamara

Anônimo disse...

Cuide do seu cachorro pastor alemao, leva ele num veterinario, ou entao de para alguem que tenha condicoes de cuidar

Doriane disse...

meus dois cachorros estão com umas feridas no focinho (nariz). O focinho da Lessie, vira-lata de 11 anos, pequeno porte parece que está soltando casquinhas como se ela tivesse foçado terra. As casquinhas são escuras e parecem úmidas. Já o Rocambole de 4 anos também vira-lata está com uma ferida em volta do nariz. A área está um pouco mais clara do que o restante. O que pode ser a causa dessas feridas? Como posso tratá-las? Obrigada.

Anônimo disse...

Ola,tenho um,labrador 1 ninho,ela esta com falha no pelo,ela nao para de coçar,o veterinario ja receitou um remedio mas nao adiantou,oque devo passar?

Gilson bauer cardoso disse...

Ola, tenho um cachorrinho de uns 5 meses, e começou a sair umas feridas em cima do pescoço, e ele as vezes da umas gemidas, o q sera q é ? e o q devo faser para curar ?obrigado

Anônimo disse...

VÁRIAS PESSOAS FALAM QUE DEVEMOS ABRIR O BOLSO E LEVAR OS BCHINHOS AO VETERINARIO. EU NÃO POSSO LEVAR AO CUIDO DE VÁRIOS CACHORROS NA RUA E ALÉM DE SER MUITO DIFICIL O TRANSPORTE O R$ TAMBÉM É MUITO. MAS FAÇO O MAXIMO PARA PELO MENOS AMENIZAR A DOR DELES, PORTANTO, AGRADEÇO MUITO TODAS AS DICAS QUE CONSIGO PEGAR EM TODOS OS SITES E BLOGS. NESTE MOMENTO TENTO CUIDAR DE UM CÃO QUE FOI ATROPELADO. ELE ESTÁ COM UM BURACO PROFUNDO NA PARTE INTERNA DA COXA E ACEITO TODAS AS DICAS QUE PUDEREM ME DAR. JANE

Anônimo disse...

Gostaria de saber como a Rosa curou o ferimento do animal dela, pois meu cão teve os mesmos sintomas, uma bola na cara que depois abriu um corte que desinchou e sai um liquido com pouco sangue, mas à meses nao cicatriza, passo povedine todos os dias e nao tenho melhora.

maria jacqueline santos silva disse...

E mas nao da pr confiar muito em veterinário não muitos deles gostam quando enfiamos a mão nos bolsos.

Jenifer Barth disse...

Minha cadela deu cria a 6 cachorrinhos, meu pai cortou os rabinhos em casa quando tinham 3 dias de vida. Agora com cerca de 15 dias um chorava muito e eu fui verificar oque era. 2 deles estão com os rabinhos infeccionados, parece que tem um buraco e hoje eu vi alguns bichinhos dentro. Estou botando anti-séptico qual seria a melhor coisa a se fazer neste caso?

Professora Sonia disse...

Jenifer, eles estão com bicheira. Não adianta ficar pondo remédio sem retirar os vermes. Veja as instruções, no final do texto deste post, de como tratar bicheira.