domingo, 2 de outubro de 2011

Raoni é condecorado em Paris e defende a Terra e o Xingu na ONU

O cacique Raoni, Raoni Metyktire, liderança dos Kayapó, apresentou-se na sede da ONU, em Genebra, no dia 30 de setembro de 2011. Ele estava acompanhado pelos indígenas Bemoro e Ta-u Metuktire.

O objetivo da ida de Raoni à ONU foi o de manifestar sua preocupação com a destruição da Terra, através das práticas que afetam as terras, as águas dos rios e as florestas. 

Reafirmando sua firme oposição à construção de barragens na Amazônia, como é o caso da usina hidrelétrica de Belo Monte, Raoni observou, ainda, que o rio Xingu foi contaminado e envenenado pelo agronegócio, através de plantações de soja e de fazendas de gado. 

O cacique, de 81 anos de idade, também declarou que seria a última vez que viria à ONU, uma vez que Bemoro assumirá sua posição como novo líder de seu povo.

Veja o vídeo com as declarações de Raoni:

Leia a notícia da condecoração que o cacique recebeu na França, em cerimônia também no dia 30 de setembro de 2011, na qual foi agraciado com o título de cidadão honorário de Paris. Raoni é 12º cidadão honorário de Paris e, segundo a prefeitura de Paris, foi escolhido devido à sua luta em defesa da Floresta Amazônica e dos povos indígenas do Brasil:

Nenhum comentário: