sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Consumo de Glicose (açúcar) e Câncer

O abuso no consumo de açúcar pode se relacionar com o desenvolvimento de tumores cancerígenos? Os cientistas dizem saber, desde 1923, que células tumorais usam muito mais glicose do que células normais.

Uma pesquisa desenvolvida por Donald Ayer, professor do Instituto de Câncer Huntsman da Universidade de Utah, e outros cientistas ajuda a tentar entender como esse processo ocorre e como pode ser interrompido de modo a tentar controlar o crescimento dos tumores.

O novo estudo mostra que glicose e glutamina são interdependentes. Os pesquisadores descobriram tal relação ao observar que, ao restringir a disponibilidade de glutamina, a utilização de glicose também era interrompida.

“Em resumo, se não temos glutamina a célula entra em uma espécie de curto-circuito por causa da falta de glicose. Isso, por sua vez, suspende o crescimento das células tumorais”, disse Ayer.

O trabalho do pesquisador e de seus colegas focou em uma proteína chamada mondoA, responsável por ligar e desligar genes. Na presença da glutamina, a proteína bloqueia a expressão de um gene conhecido como TXNIP.

Estima-se que o TXNIP seja supressor de tumores, mas, quando é bloqueado pela mondoA, ele faz com que as células passem a ingerir glicose, o que, por sua vez, estimula o crescimento de tumores.

Fonte: Agência Fapesp, 20/8/2009

Nenhum comentário: