segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pressão alta e falta de sol


A falta de vitamina D em mulheres na pré-menopausa pode aumentar em três vezes o risco de virem a ter pressão alta (hipertensão) na meia-idade. Essa conclusão foi apresentada por pesquisadores 63ª Conferência de Pesquisa em Pressão Alta da Associação Norte-Americana do Coração, no fim de setembro.

De acordo com Flojaune Griffin, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan e principal autora da pesquisa, “O estudo se diferencia de outros porque olhamos em um período de 15 anos, ou seja, foi feito um acompanhamento muito mais longo do que na maioria dos trabalhos. Os resultados indicam que a deficiência inicial de vitamina D pode aumentar o risco de longo prazo de pressão alta em mulheres de meia-idade”.

Os autores apontam que há atualmente, especialmente entre mulheres, uma deficiência generalizada da vitamina. O motivo principal é que muitas mulheres não têm se exposto o suficiente à luz solar – a vitamina D é sintetizada na pele por meio da ação dos raios ultravioleta.


A vitamina D também pode ser ingerida em suplementos, mas não há um consenso, apontam os responsáveis pelo estudo, a respeito de qual seria a dose ideal. Alguns pesquisadores apontam que a quantidade recomendada atualmente, de 400 a 600 unidades internacionais (UI), seria muito pouco.

Fonte: Agência FAPESP, 9/10/2009

Nenhum comentário: