quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mulheres das cavernas já usavam bijuterias e cosméticos


Pesquisadores do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Bristol, no Reino Unido, analisaram conchas coloridas e perfuradas encontradas na província de Múrcia, no sudeste da Espanha, concluindo que essas conchas teriam sido penduradas no pescoço de neandertais como adereços há cerca de 50 mil anos.

Também encontraram amostras de pigmentos amarelo e vermelho que teriam sido usados como cosméticos. Uma concha encontrada continha resíduos de uma massa pigmentosa avermelhada feita de lepidocrocita misturada com pedaços de hematita e de pirita, indicaria uso em preparação cosmética.

Segundo os pesquisadores, a escolha desse tipo de concha como recipiente para uma mistura consideravelmente complexa pode estar relacionada à forma exuberante e às tonalidades chamativas originais, como carmim e violeta.

Para Zilhão, português que liderou a pesquisa, esse estudo prova que ossos decorados e dentes perfurados e moldados, encontrados em Châtelperron, na França, pertencentes à denominada cultura chatelperroniana, teriam sido feitos pelos neandertais.

O uso de ornamentos no corpo é tido como evidência conclusiva de comportamento moderno e de pensamento simbólico, o que leva a concluir que os neandertais eram mais inteligentes do que se pensava.

Fonte: Agência FAPESP, 12/1/2010

Nenhum comentário: