quarta-feira, 3 de março de 2010

Remédio para febre depois de vacina em crianças com e sem histórico de convulsão


O uso do paracetamol para prevenir a febre após a vacinação de crianças pode interferir no efeito da vacina, segundo avisa a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, baseada em estudo internacional sobre a questão.

A febre constitui parte da resposta inflamatória normal do organismo, ocorrendo geralmente depois da vacinação, não apresentando consequências graves.

Como a febre pode causar convulsões em crianças com predisposição à convulsão febril, em alguns locais se adotou como rotina o uso do paracetamol ou de medicamentos antifebris para todas as crianças. Isso não é recomendável.

Devem fazer uso de medicação preventiva para evitar ou combater a febre apenas as crianças com histórico pessoal ou familiar de convulsão, ou que apresentem febre superior a 39,5ºC, segundo aconselha a diretora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde. Diário Oficial. vol. 120, n. 17, São Paulo, 27/01/ 2010. Disponível no site www.imprensaoficial.com.br

Nenhum comentário: