terça-feira, 17 de agosto de 2010

Artesanato em madeira - esculturas do Piauí


A exposição e venda Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário ocorre de 20 de agosto a 19 de setembro, na Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP).

De acordo com o CNFCP, esculpir figuras sacras ou profanas não são trabalhos excludentes, mas complementares entre os escultores do Piauí. Idealizar e fazer santos é parte do imaginário da cultura regional e, não raro, são encontrados elementos da realidade cotidiana nas figuras e cenas sagradas esculpidas pelos santeiros, ao mesmo tempo em que figuras da arte regional são constantemente assimiladas por motivos da religiosidade popular.

O universo da arte santeira e regional do Piauí é composto por cerca de 50 artesãos espalhados pelos municípios de Teresina, Parnaíba, José de Freitas, Pedro II e Campo Maior. No entanto, a maior concentração encontra-se na capital e em Parnaíba. A pesquisa realizada para a exposição priorizou essas duas cidades e apresenta as histórias de vida e a obra de artistas que se dispuseram a abrir as portas de seus ateliês de trabalho.

Local: Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro
Horário: de terça a sexta-feira, das 11 às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h.
Informações: Setor de Difusão Cultural (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206, difusão.folclore@iphan.gov.br

Fonte: www.cnfcp.gov.br

Nenhum comentário: