sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cultura afro-brasileira e africana para crianças e adultos


Aos sábados, crianças entre 5 e 12 anos podem participar de atividades de contação de histórias afro-brasileiras ou africanas e de oficinas de artes no Museu Afro Brasil, além da visita ao acervo.

Professores do ensino fundamental podem participar de discussões sobre as possibilidades de relacionar o acervo do Museu ao currículo escolar e à prática em sala de aula, tendo em vista o cumprimento da Lei 10.639/03 (que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio). Essas reuniões ocorrem quinzenalmente, aos sábados.

Aos domingos, adultos e adolescentes podem participar de atividade artística criativa e de oficina sobre conceitos estéticos relativos ao acervo do Museu.

Essas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Educação do Museu, localizado em São Paulo.
O acervo da instituição hoje conta com mais de 3 mil obras e foi constituído a partir da coleção de Emanoel Araujo, artista plástico, curador-chefe do Museu, que se dedicou por mais de 20 anos à recuperação da memória do negro no Brasil, reunindo pinturas, gravuras, fotos, vídeos, livros e documentos de artistas brasileiros e estrangeiros.

Para mais informações sobre o Museu Afro Brasil, acesse

Link para baixar a coleção História Geral da África (UNESCO), a Sankofa - Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana (USP): 

Nenhum comentário: