segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cuba desenvolveu vacina contra câncer avançado de pulmão: a CIMAVAX-EGF


Cuba desenvolveu a primeira vacina terapêutica do mundo contra câncer avançado de pulmão. De acordo com o semanário cubano Trabalhadores, foram tratados mais de mil pacientes com a CIMAVAX-EGF, denominação da vacina.


O projeto da vacina foi desenvolvido no Centro de Imunologia Molecular (CIM), em Havana, por mais de 15 anos, sob a liderança da cientista Gisela González. Ela explicou que a vacina possibilita que um câncer em estágio avançado se transforme em "doença crônica tratável". Além disso, a CIMAVAX-EGF não produz efeitos colaterais graves.


É uma vacina à base de uma proteína que o corpo humano possui e que está ligada a processos de multiplicação celular do tecido epidérmico. A vacina age de modo que são gerados anticorpos contra essa proteína.


A CIMAVAX-EGF é dada ao paciente que é considerado "terminal sem terapia alternativa", ajudando a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.


Essa vacina já está sendo desenvolvida em outros países e estuda-se sua aplicação em terapias contra outros tumores, tais como os de útero, próstata e mama. 


Fonte: www.cubadebate.cu

Um comentário:

Anônimo disse...

cOM TANTOS PACIENTES EM ESTADO TERMINAL NO BRASIL,PORQUE NÃO CORRER ATRÁS LOGO,VAMOS ESPERAR QUE TODOS MORRAM????????????????????