sábado, 9 de outubro de 2010

Remédios: informações e cuidados na Cartilha da ANVISA (baixar)

Tudo o que se deve saber sobre o uso de medicamentos encontra-se na Cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada neste ano. Nessa cartilha há importantes informações que muitos desconhecem, por exemplo:
- Antibióticos reduzem o efeito de anticoncepcionais.
- O leite pode anular o efeito das tetraciclinas.
 - Deve-se evitar o uso de chás laxantes e de diuréticos para emagrecer.
- As crianças com menos de dois anos de idade só podem tomar medicamentos contra tosse e resfriado se houver orientações específicas de um médico.



Quanto às bulas, a ANVISA destaca que “o acesso à bula de medicamentos é um direito reconhecido pela Constituição Federal de 1988 e ratificado pelo Código de Defesa do Consumidor”.  E indica um link para consultas: www.anvisa.gov.br/bularioeletronico

Sobre a compra de medicamentos por telefone ou pela internet, a ANVISA alerta quanto aos perigos do uso de medicamentos falsificados e presta as seguintes informações:

- Só estabelecimentos abertos ao público e com farmacêutico responsável presente durante todo o horário de funcionamento podem vender  medicamentos por telefone ou internet.
- A URL da farmácia deve conter “.com.br” e, na página principal, deverão estar as informações do estabelecimento: razão social, endereço, CNPJ, horário de funcionamento, telefone, nome e número de inscrição no CRF do responsável técnico, e licença ou alvará sanitário.
- Através de um cartão entregue ao comprador, a farmácia deverá informar o nome do farmacêutico, o telefone e endereço do estabelecimento, possibilitando a comunicação direta e imediata com o farmacêutico ou seu substituto, para orientações sobre o uso do medicamento.

Importantes também são as advertências quanto ao uso de medicamentos junto com chás e plantas medicinais. A ANVISA alerta que nunca se deve fazer esse uso conjunto, pois há risco de danos ao organismo, como, por exemplo:

- Problemas na absorção do medicamento, pois os chás costumam diminuir os movimentos do estômago.
- Diminuição do efeito de concepcionais quando usados junto com medicamentos contendo Hipérico.
- Possibilidade do aumento do efeito anticoagulante, favorecendo hemorragia, com o uso conjunto de Ginkgo biloba e da varfarina ou ácido acetilsalisílico.
- Possibilidade do aumento do efeito de medicamento antidiabético usado junto com chá ou infusão de tremoço, provocando a queda brusca da glicemia (hipoglicemia), com risco de coma ou morte.


Segue um resumo dos tópicos da Cartilha:

REMÉDIO E MEDICAMENTO - Qual a diferença entre remédio e medicamento? O que é via de administração?
EMBALAGEM, RÓTULO E BULA DE MEDICAMENTOS - Quais informações devem constar na embalagem? Novas regras para bulas
FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS - Como saber se um medicamento é verdadeiro?
RASTREABILIDADE - Quando será implantada?
CUIDADOS COM OS MEDICAMENTOS - O que observar ao selecionar um lugar para guardar medicamentos?
MEDICAMENTOS GENÉRICOS, DE REFERÊNCIA E SIMILARES - Qual a diferença entre medicamentos genéricos, de referência e similares?
PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS - Como deve ser uma receita?
FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS - Quais são os benefícios de comprar medicamentos fracionados? Como comprar medicamentos fracionados?
FARMÁCIAS E DROGARIAS - Qual a diferença entre farmácias e drogarias? Quais os cuidados ao comprar medicamentos por telefone ou pela Internet? Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias e drogarias?
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS - Quais os riscos no uso de medicamentos e bebidas alcoólicas? Como os medicamentos podem interagir com os alimentos? Os medicamentos podem ser utilizados junto com plantas medicinais?
FARMACOVIGILÂNCIA - Quais os principais problemas relacionados com os medicamentos? Intoxicações por medicamentos                                                      
MEDICAMENTOS ALOPÁTICOS E HOMEOPÁTICOS - Como são produzidos os medicamentos alopáticos e homeopáticos? Quais as diferenças entre medicamentos industrializados e medicamentos manipulados?
PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - Plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos são a mesma coisa? Se é natural, não faz mal? Quais os cuidados ao usar plantas medicinais? Quais os cuidados ao usar medicamentos fitoterápicos?
MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS
MEDICAMENTOS DUR ANTE A GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO - Quais os riscos de se utilizar medicamentos durante a gravidez? Quais os riscos de se utilizar medicamentos durante a amamentação?
MEDICAMENTOS E AS CRIANÇAS - Quais os cuidados ao utilizar medicamentos em crianças?
MEDICAMENTOS e OS JOVENS - Quais os riscos do uso indiscriminado de medicamentos pelos jovens?
MEDICAMENTOS e OS IDOSOS - Quais os cuidados ao usar medicamentos?
ANTIBIÓTICOS - Como utilizar os antibióticos de forma correta?
ANALGÉSICOS E ANTITÉRMICOS - Por que as pessoas têm febre?
MEDICAMENTOS PARA EMAGRECER - Os anorexígenos apresentam algum tipo de risco?  Emagreça com saúde e segurança                                          
MEDICAMENTOS PARA ANSIEDADE - Quando a ansiedade se torna uma doença? Quais os riscos dos medicamentos para ansiedade?
MEDICAMENTOS PARA GRIPE E RESFRIADO
MEDICAMENTOS PARA ANEMIA
VITAMINAS - É necessário tomar medicamentos a base de vitaminas? Quais os cuidados ao consumir vitaminas e polivitamínicos?
MEDICAMENTOS PARA DIARRÉIA - Quais os cuidados em relação ao uso de medicamentos para diarréia?
ANABOLIZANTES - Quais os riscos dos anabolizantes?
ANTICONCEPCIONAIS - Quais as principais orientações para o uso correto?
PREÇO DOS MEDICAMENTOS E O DIREITO DO CONSUMIDOR
PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS - Existe alguma forma correta de fazer propaganda de medicamentos? Os consumidores podem denunciar propagandas irregulares? Cuidados com a propaganda na Internet
AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS 

Nenhum comentário: