segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bicos dos Seios - Gestação e Amamentação


É comum que as mamães, sobretudo após o primeiro parto, fiquem com os mamilos doloridos e rachados ao começarem a amamentar. Mas os bicos dos seios ou mamilos podem ser preparados para o futuro aleitamento do bebê, de modo que esses desconfortos sejam superados.

Um método bastante eficiente para prevenir rachaduras dos mamilos, recomendado pela medicina naturalista, é a aplicação de suco de limão durante a gestação. Essa aplicação deve ser diária ou várias vezes por semana. Depois de aplicar o suco diretamente nos mamilos, a gestante deve deixá-los secar naturalmente e lavá-los apenas com água, após o período de cerca de duas horas.

O suco de limão tem propriedades que dão resistência à pele (serve também para unhas fracas). Contudo, deve-se evitar a exposição ao sol antes da lavagem com água para evitar manchas na pele.

No seu livro A saúde da mulher, o Dr. José Aristodemo Pinotti publicou importantes conselhos para o cuidado dos seios. Eles são os seguintes:

A mulher que amamenta tem de cuidar dos seios para que eles sejam, verdadeiramente, o canal adequado de alimentação para o bebê. Além disso, os cuidados de higiene evitam rachaduras e dores na hora da amamentação.

Anote mais estes conselhos: tome alguns minutos de banho de sol nos seios, sempre que possível e não use sabão ou cremes hidratantes no bico do seio.

E se o seio ficar empedrado? Para evitar esta situação, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é o uso de sutiãs que dêem maior sustentação aos seios, para permitir que os canais do leite sejam mantidos retos, o que leva a um melhor esvaziamento das mamas. Outra providência é começar a mamada pelo peito que estiver cheio. Se o seio estiver muito duro, tente aliviá-lo através de esvaziamento ou ordenha manual.

Como é feito esse esvaziamento? Pode ser feito de duas maneiras:
- Você apalpa a mama, procurando os pontos endurecidos e doloridos (locais onde há acúmulo de leite). Localizados esses pontos faça massagens com as pontas dos dedos, para que o leite saia pelo bico do seio. Quando não sentir mais dores, é sinal de que não mais leite acumulado;
- Sustente a mama com as duas mãos e empurre o leite com os polegares, fazendo correr os dois dedos em direção ao mamilo, mantendo a mesma pressão.
Atenção: o esvaziamento deve começar pelos depósitos situados sob a aréola, pois com o leite acumulado ela se torna endurecida, distendida e plana, dificultando a sucção.

E quando surgirem rachaduras? Antes, é bom saber como preveni-las. Faça o bebê sugar o seio corretamente, isto é, abocanhando inclusive a aréola; faça esvaziamento manual antes das mamadas, quando os seios estiverem rijos por causa do excesso de leite; no final das mamas, para soltar o mamilo, coloque o dedo mínimo comprimindo bem a aréola perto da boca do bebê; não utilize sabonete (lave os seios só com água, na hora do banho). A limpeza excessiva resseca a pele, facilitando o aparecimento de fissura (rachaduras); não use lubrificantes ou hidratantes nos seios eles tornam a pele da aréola fina e muito sensível, propiciando rachaduras, e não utilize bomba para a retirada do leite.

Como tratar as rachaduras? Você deve continuar amamentando, só que em intervalos menores e com mamadas de menor duração; não utilize pomadas, porque não fazem bem à criança e não curam fissuras; complete o esvaziamento do seio, sempre que necessário, através de pressão manual; só amamente quando a aréola estiver macia, sem que haja acúmulo de leite (para isso é preciso fazer o esvaziamento manual antes de oferecer o peito ao bebê); oferecer primeiro e por pouco tempo a mama cujo mamilo estiver menos machucado. Em seguida, passe para a outra. A fome faz com que a criança sugue com mais força, o que agrava as fissuras; se você não suportar a dor, retire o leite por pressão manual e ofereça à criança com uma colherinha, até que você tenha condições de amamentar novamente.
Lembre-se: banhos de sol auxiliam a cicatrização e prevenção das rachaduras.
Mulheres que têm bicos dos seios planos (sem bico) não precisam se preocupar com isso. Basta segurar o mamilo entre o dedo indicador e o médio e oferecer ao bebê. Se a mama estiver muito cheia, o bico fica menos saliente ainda, por isso se deve fazer o esvaziamento manual antes de amamentar. Como estímulo para o bebê sugar, a mamãe pode espremer um pouco de leite em sua boquinha. Também devem evitar que seus bebês usem chupetas ou mamadeiras.



3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas essas orientações do dr. Pinotti.

Anônimo disse...

Tenho certeza que essas dicas vai ajudar muitas mulheres.

dany colins disse...

Obrigada, estas dicas estao me ajudando muito a evitar problemas durante a amamentação.