segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bicos dos Seios - Gestação e Amamentação


É comum que as mamães, sobretudo após o primeiro parto, fiquem com os mamilos doloridos e rachados ao começarem a amamentar. Mas os bicos dos seios ou mamilos podem ser preparados para o futuro aleitamento do bebê, de modo que esses desconfortos sejam superados.

Um método bastante eficiente para prevenir rachaduras dos mamilos, recomendado pela medicina naturalista, é a aplicação de suco de limão durante a gestação. Essa aplicação deve ser diária ou várias vezes por semana. Depois de aplicar o suco diretamente nos mamilos, a gestante deve deixá-los secar naturalmente e lavá-los apenas com água, após o período de cerca de duas horas.

O suco de limão tem propriedades que dão resistência à pele (serve também para unhas fracas). Contudo, deve-se evitar a exposição ao sol antes da lavagem com água para evitar manchas na pele.

No seu livro A saúde da mulher, o Dr. José Aristodemo Pinotti publicou importantes conselhos para o cuidado dos seios. Eles são os seguintes:

A mulher que amamenta tem de cuidar dos seios para que eles sejam, verdadeiramente, o canal adequado de alimentação para o bebê. Além disso, os cuidados de higiene evitam rachaduras e dores na hora da amamentação.

Anote mais estes conselhos: tome alguns minutos de banho de sol nos seios, sempre que possível e não use sabão ou cremes hidratantes no bico do seio.

E se o seio ficar empedrado? Para evitar esta situação, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é o uso de sutiãs que dêem maior sustentação aos seios, para permitir que os canais do leite sejam mantidos retos, o que leva a um melhor esvaziamento das mamas. Outra providência é começar a mamada pelo peito que estiver cheio. Se o seio estiver muito duro, tente aliviá-lo através de esvaziamento ou ordenha manual.

Como é feito esse esvaziamento? Pode ser feito de duas maneiras:
- Você apalpa a mama, procurando os pontos endurecidos e doloridos (locais onde há acúmulo de leite). Localizados esses pontos faça massagens com as pontas dos dedos, para que o leite saia pelo bico do seio. Quando não sentir mais dores, é sinal de que não mais leite acumulado;
- Sustente a mama com as duas mãos e empurre o leite com os polegares, fazendo correr os dois dedos em direção ao mamilo, mantendo a mesma pressão.
Atenção: o esvaziamento deve começar pelos depósitos situados sob a aréola, pois com o leite acumulado ela se torna endurecida, distendida e plana, dificultando a sucção.

E quando surgirem rachaduras? Antes, é bom saber como preveni-las. Faça o bebê sugar o seio corretamente, isto é, abocanhando inclusive a aréola; faça esvaziamento manual antes das mamadas, quando os seios estiverem rijos por causa do excesso de leite; no final das mamas, para soltar o mamilo, coloque o dedo mínimo comprimindo bem a aréola perto da boca do bebê; não utilize sabonete (lave os seios só com água, na hora do banho). A limpeza excessiva resseca a pele, facilitando o aparecimento de fissura (rachaduras); não use lubrificantes ou hidratantes nos seios eles tornam a pele da aréola fina e muito sensível, propiciando rachaduras, e não utilize bomba para a retirada do leite.

Como tratar as rachaduras? Você deve continuar amamentando, só que em intervalos menores e com mamadas de menor duração; não utilize pomadas, porque não fazem bem à criança e não curam fissuras; complete o esvaziamento do seio, sempre que necessário, através de pressão manual; só amamente quando a aréola estiver macia, sem que haja acúmulo de leite (para isso é preciso fazer o esvaziamento manual antes de oferecer o peito ao bebê); oferecer primeiro e por pouco tempo a mama cujo mamilo estiver menos machucado. Em seguida, passe para a outra. A fome faz com que a criança sugue com mais força, o que agrava as fissuras; se você não suportar a dor, retire o leite por pressão manual e ofereça à criança com uma colherinha, até que você tenha condições de amamentar novamente.
Lembre-se: banhos de sol auxiliam a cicatrização e prevenção das rachaduras.
Mulheres que têm bicos dos seios planos (sem bico) não precisam se preocupar com isso. Basta segurar o mamilo entre o dedo indicador e o médio e oferecer ao bebê. Se a mama estiver muito cheia, o bico fica menos saliente ainda, por isso se deve fazer o esvaziamento manual antes de amamentar. Como estímulo para o bebê sugar, a mamãe pode espremer um pouco de leite em sua boquinha. Também devem evitar que seus bebês usem chupetas ou mamadeiras.



4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas essas orientações do dr. Pinotti.

Anônimo disse...

Tenho certeza que essas dicas vai ajudar muitas mulheres.

Unknown disse...

Muito obrigada! Essas dicas irão me ajudar muito quando começar a amamentar.

Unknown disse...

Obrigada, estas dicas estao me ajudando muito a evitar problemas durante a amamentação.