quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como fazer leite desnatado


Para desnatar leite em casa, o procedimento é bem simples, basta bater o leite num liquidificador até que forme bastante espuma no alto do copo do liquidificador.

A seguir, retire essa espuma com uma colher. O que sobra no copo é leite desnatado. Na espuma fica a gordura ou nata do leite.

13 comentários:

Sonia disse...

Achei ótima a dica. Vou testar.

Muito legal o teu blog.

Anônimo disse...

Fiz e ficou amargo o leite o que será que aconteceu?

@PersonalEscrito disse...

Não é comum o leite ficar amargo. Até porque é usual bater leite no liquidificador. O fato de se retirar a espuma não gera esse tipo de alteração do gosto do leite. Talvez o leite tenha coalhado, por estar vencido, hipótese em que o leite fica azedo.

Anônimo disse...

Ola..
Tem que bater no liquidificar o leite ainda cru? ou pode ferver o leite, deixar formar a nata e depois bater e retirar a espuma??

@PersonalEscrito disse...

A receita que conheço é com leite cru. Talvez tenha o mesmo efeito com o leite fervido. Aqui vai uma questão de química que eu não saberia explicar.

Anônimo disse...

Olá, e quem não tem liquidificador existe outra maneira de fazer? Ou não?

Brigada

Luiz disse...

Olá. Sabe quanto de nata se obtém de 1 litro de leite??

Obrigado!

Anônimo disse...

Vou faZer Pois minha nutricionista pedio pra mim consumir esse leite

Anônimo disse...

Se eu colocar agua faz o mesmo efeito.....de um leite desnatado...

@PersonalEscrito disse...

Colocando água não desnata, pois a nata é a gordura do leite e esta não se desfaz com água. O que vc quer dizer, talvez seja que, no leite aguado, não se forma aquela nata quando é fervido. Essa nata da fervura, apesar de possuir um pouco de gordura, é formada sobretudo por um película de proteínas e cálcio (a caseína).

solange disse...

Desnatei o leite conforme sua dica, mas depois de uns 03 dias que minha filha (04 anos) passou a consumir o leite desnatado, começou a reclamar de cólica. Isso pode acontecer ou não tem relação com a mudança de alimentação?

Anônimo disse...

É porque VC provavelmente não ferveu o leite

Unknown disse...

Minha mãe costumava desnatar assim: Colocava o leite cru em uma garrafa, no tempo dela, num litro de vidro, não tinha pete. E batia muito, sacolejava muito. Aí, separava a gordura